Especiais, Bebidas, Sucos

Suco de figo-da-índia | Um fruto delicioso

Aprenda a fazer um nutritivo suco de figo-da-índia, que aqui no Brasil também é conhecido como tuna ou fruto da palma.

Esse fruto originário do México oferece uma polpa saborosa, suculenta e refrescante ainda pouco conhecido no Brasil. De sabor adocicado, contrasta a delicadeza de suas flores com os espinhos quase invisíveis, mas nada inofensivos que se espalham por sua casca.

Na região Sudeste o figo é produzido comercialmente, mesmo assim é difícil de encontrar em feiras em supermercados e seu valor geralmente é alto.

No verão sempre temos essa fruta, pois na casa dos meus pais, em Serra Gaúcha, por incrível que pareça, esses cactos se desenvolveram muito bem e a cada ano nos presenteiam com muitas dessas delícias.

 

Suco de figo-da-índia | Um fruto delicioso

Leia abaixo  algumas curiosidades extraídas do livro Livro Frutas Brasil Frutas:

No século 12, conta Clara Inés Olaya, os astecas deixaram Aztlán e iniciaram uma longa peregrinação em direção ao sul, em busca de um lugar para fixar morada. Por quase dois séculos caminharam, nômades, à procura do lugar ideal, até que um sacerdote deu ouvidos ao deus Huitzilopochtli, que ordenou: “Diz a todos os teus companheiros que no nopal onde habita a águia hão de povoar e que lá verão engrandecidas as suas gerações”. Então, em 1325, próximo ao lago Texcoco, avistaram a cena que nos séculos seguintes viria a simbolizar seu império: a águia pousada sobre aquela cactácea, onopal, com seus frutos maduros cobertos de pétalas vermelhas. Ali, fundaram Tenochtitlán, que significa “lugar onde o nopal cresce sobre a pedra”, hoje conhecido como Cidade do México.

O nopal, essa planta cactácea das zonas áridas, também é conhecido, no Brasil e em outras partes da América, como figo-da-índia. Explicar a origem desse nome, no entanto, não é tarefa fácil, uma vez que nem se trata de uma fruta da família do figo, nem é proveniente da Índia.

Ainda segundo Olaya, a partir do século 17, por iniciativa dos espanhóis que viram naquele fruto uma boa fonte de tinta corante vermelha, muito valorizada na época, o figo-da-índia espalhou-se por toda a europa, sobretudo na região do Mediterrâneo. Daí ganhou outros continentes, ocupando também a Ásia e o norte da África. Não se sabe ao certo como a fruta entrou no Brasil, mas presume-se, com base em seu nome, que não tenha vindo diretamente do México.

No Brasil, em diversos lugares o figo-da-índia é confundido com o fruto da palma, planta da mesma família e gênero (Opuntia), que recebe esse nome por ter forma de palmatória.

Suco de Figo-da-índia

Veja outras ideias de sucos saudáveis e gostosos para fazer em casa Suco de laranja, beterraba e couve, Suco de morango, couve e laranja e Suco de tomate, beterraba e espinafre.

 

Suco de figo-da-índia | Um fruto delicioso
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um suco saudável, nutritivo e delicioso.
Autor:
Categoria: Bebidas
Cozinha: Brasileira
Rende: 1l
Palavras-Chave:
Aproveitar figo-da-índia, Suco de figo-da-india, Suco de tuna,
Ingredientes:
  • 6 figos-da-índia
  • 300 ml de água gelada
Modo de fazer:
  1. Com muito cuidado para não se machucar com os espinhos, espete um garfo em uma das extremidades do figo-da-índia, descasque sem tocá-lo, assim que todos os figos estiverem sem casca lave-os muito bem, assim como o recipiente, faca e garfo para que não reste nenhum espinho.
  2. Coloque no liquidificador os figos, a água gelada e bata bem.
  3. Coe, descarte as sementes e sirva bem gelado.
 

 

Suco de figo-da-índia | Um fruto delicioso

 

A inspiração vem daqui.

 

8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: