Pães e Pizzas, Salgadas

Pão Chinês no vapor – Mantou

Eu gosto muito de comida chinesa, faz um tempo que não como, mas sempre lembro daquele pãozinho branco, úmido que acompanha alguns pratos. Hoje decidi sair em busca da receita e do nome dessa delícia oriental e encontrei a receita que atendeu minhas expetativas.

O pão chama-se Mantou, ele é muito consumido no Oriente, em restaurantes é um acompanhamento presente na maioria dos pratos e apresenta várias versões de formato, recheados ou não.

É uma boa opção para prepara antes de um refeição para ter um pão quentinho e úmido para a refeição, também fica ótimo com antepastos, manteiga…

Ingredientes:
200 g de farinha de trigo
3 g de fermento biológico seco
2 g de fermento químico em pó
125 ml de água morna
10 g de açúcar
1 colher de óleo
Sal a gosto

Modo de fazer:
Em um recipiente coloque a farinha peneirada, os fermentos, açúcar, sal e água e misture bem, até obter uma massa homogênea, em seguida besunte as mãos com óleo e continue amassando até obter uma massa totalmente lisa.

Cubra a massa com um pano e deixe crescer até dobrar o tamanho.

Para obter pães ainda mais macios a dica é colocar os pães para crescer no vapor, então leve ao fogo com água a panela de cozimento no vapor, aqueça até 40°C e desligue o fogo. Coloque a massa sobre a bancada aperte para sair um pouco do ar, modele um rolinho e corte em 6 pedaços, coloque cada pãozinho sobre um pedaço de papel manteiga e acomode-os na parte de cima da panela e deixe crescer.

Em seguida, retire o cesto com os pães, ligue o fogo até a água ferver, em seguida recoloque o cesto com tampa e deixe cozinhar por uns 10 minutos evitando retirar a tampa, pois o choque pode murchar os pães.

Os pães podem ser reaquecidos no vapor.

Pesquisei a receita em vários blogs, mas a que me pareceu perfeita foi da Marisa Ono e acertei na escolha.