Doces, Sobremesas

Crème Brûlée

Crème Brûlée é uma delícia de origem francesa, composta por um delicioso creme aveludado, com aquele sabor especial da baunilha e o toque principal que é a casquinha quebradiça e crocante que contrasta com a delicadeza do creme.

Nessa receita usei as favas de baunilha, elas são originárias de uma espécie de orquídea, podem ser encontradas em mercados públicos ou alguns locais que vendem produtos gourmet. As favas de baunilha são bem mais caras que um simples extrato de baunilha, mas pode ter certeza que cada centavo é compensado pelo sabor único da verdadeira baunilha.

Crème BrûléeCreme Brulee

 

Ingredientes:
300 ml de leite integral
300 ml de creme de leite fresco
2 favas de baunilha
70 gr de açúcar
6 gemas

Modo de fazer:
Vamos começar pela baunilha, abra as duas favas no sentido do comprimento, com a ajuda de uma faca raspe as sementes no interior da baunilha, raspe muito bem para retirar tudo que puder, são elas que darão sabor e aroma a este doce.
Em uma panela, adicione o leite, o creme de leite, o açúcar, as favas e as sementinhas da baunilha. Leve ao fogo baixo até aquecer a mistura, não deixe ferver.
Enquanto o leite aquece bata as gemas muito bem, até ficarem leves, fofas e triplicarem seu volume, é muito importante que elas sejam bem batidas.
Com o leite já morno, coe, descarte as favas, misture os ovos ao leite e mexa constantemente até obter uma mistura homogênea.
Feito isto, coloque o creme nos ramequins, acomode-os em um forma com água quente e leve para o forno para assar em banho-maria por 25 minutos em forno médio. Deixe esfriar, coloque na geladeira até a hora de servir.
Na hora de degustar, polvilhe um pouco de açúcar em cada ramequim e com a chama de um maçarico derreta e caramelize o açúcar até obter uma casquinha dourada e super quebradiça. Agora é só se deliciar.
CrC3A8me BrC3BBlC3A9e 2
5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *