Doces, Docinhos

Docinho de chocolate e castanha portuguesa

A receita de hoje tem como base a castanha portuguesa, ainda pouco conhecida no Brasil, também é conhecida como castanha européia. Originária da Castana na Grécia onde até hoje elas são produzidas em larga escala. As primeiras mudas teriam sido trazidas ao Brasil através dos Portugueses.

O fruto é envolvido por uma cápsula coberta por espinhos, depois de colhidas e retiradas dessa proteção, as castanhas podem ser consumidas simplesmente cozidas em água ou em inúmeros pratos salgados como risotos, purês, assados, molhos e torradas e no famoso prato francês Marrom Glacê.

Eu tive acesso a essa fruta, pois na casa dos meus pais tem duas grandes árvores, mas não é muito comum ver castanhas por aqui, a não ser em alguns mercados públicos ou congeladas em alguns supermercados.

PINDAMON
Foto: Blog Estadão

A proposta de hoje foi fazer um docinho utilizando as castanhas e deu certo, o resultado foi um doce cremoso e aveludado. Confira a receita.

Docinho de Castanha 2

 

Ingredientes:
1 xícara de polpa de castanha portuguesa
1/3 de xícara de açúcar
2 colheres de manteiga
100g de chocolate meio amargo derretido 70% cacau
Cacau em pó

Modo de fazer:
Coloque as castanhas para cozinha em água por aproximadamente 40 minutos, escorra, descasque as castanhas e separe a polpa. Esmague com um garfo ou esmagador de batatas, coloque a polpa em uma panela, adicione o açúcar e a manteiga e cozinhe até obter um puré que desgrude da panela, durante o cozimento desmanche os grumos das castanhas que poderão ter restado. Desligue o fogo e reserve.

Assim que o purê estiver morno, adicione o chocolate derretido e reserve até que a mistura esteja totalmente fria, em seguida modelo os docinhos e acomode em um prato ou forminhas e polvilhe cacau.

Fonte: Sadia

Docinho de Castanha

 

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *