Aves, Carnes, Lanches e Petiscos, Pães e Pizzas, Salgadas, Sanduíches, Saudáveis

Piadina com recheio de frango

A Piadina é uma receita clássica da Emilia Romagna, desde a antiguidade esse pão era consumido principalmente pelas famílias mais humildes por ter ingredientes simples e baratos. A piadina não é muito conhecida pelos brasileiros, na Itália ela normalmente é consumida com presunto cru e queijos.

Encontrei a receita dessa delícia no blog Sabor Sonoro onde sempre circulo pra buscar inspiração. Na receita original eles usam banha, mas essa receita leva manteiga, a massa rendeu 9 discos de 20cm, além dos discos que preparei para jantar, deixei outras piadinas prontinhas e enfarinhadas, guardei na geladeira em uma embalagem bem fechada e preparei no dia seguinte para o café da manhã, recheadas com Nutella ficam uma delícia.

É um pão super fácil de preparar e uma deliciosa opção para um lanche ou refeição, eu preparei com recheio de frango e cenoura, mas você pode usar a criatividade e inventar muitos sabores.

Piadina

Ingredientes:
400g de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
225 ml de água morna
40g de manteiga
1 colher (chá) de sal

Modo de fazer:
Em um recipiente coloque a farinha, o sal e o fermento, misture bem e acomode a mistura deixando um buraco no meio, coloque a manteiga em temperatura ambiente, adicione a água e misture até obter uma massa homogênea e lisa, sove por mais 5 minutos. Coloque a massa de volta no recipiente, cubra com um pano seco e deixe crescer por 30 minutos.
Assim que a massa tiver crescido, sove ligeiramente e com o rolo de massa faça os discos finos de aproximadamente 20cm, enfarinhe novamente para não grudar na frigideira. Aqueça a frigideira e cozinhe a massa por mais ou menos dois minutos de cada lado.

Piadina 2

Recheio de frango com cenoura:
1/2 peito de frango em tirinhas
1 cebola média em rodelas
2 cenouras pequenas raladas
Azeite de oliva
Molho shoyu
Pimenta
Sálvia
Sal
Modo de fazer:
Em um recipiente coloque o frango e tempere com sal, pimenta, sálvia picada e deixe tomar gosto.
Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite de oliva, adicione o frango e e refogue por alguns minutos, assim que estiver corando, adicione um pouco de shoyu, refogue por mais alguns minutos, desligue e reserve.
Na mesma frigideira, adicione azeite de oliva, coloque a cebola, refogue rapidamente, adicione a cenoura e continue mexendo até murchar, se desejar adicione um pouco mais de shoyu. Coloque novamente o frango na frigideira, misture e desligue. Monte as piadinas com o frango, queijo, alface e rúcula.

8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Avatar de Raquel
    • Avatar de Eline Prando
  • Avatar de Andrea Bonini
    • Avatar de melepimenta
  • Avatar de Maria Gloria D'Amico
    • Avatar de melepimenta