Doces, Sobremesas

Carolinas recheadas

Este fim de semana foi o dia de fazer as famosas carolinas, o preparo é facílimo e elas são super versáteis, pois você pode variar os recheios, podendo inclusive fazer com recheio salgado, ficam deliciosas.

Tradicionalmente as carolinas são recheadas com creme de baunilha e cobertas com cobertura chocolate, como eu não tinha baunilha em casa, preparei uma mousse de limão. Você também pode servi-las recheadas com sorvete.

A receita da pasta choux é de um livro que eu adoro: Receitas de massas doces e salgadas de Michel Roux, pela Editora Larousse.

Prepare em casa as famosas carolinas, são deliciosas e super versáteis, você pode usar diversos recheios, elas ficam divinas também com recheios salgados.



Ingredientes: 
Para a pasta choux:
125 ml de leite
125 ml de água
100 g de manteiga
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
150 g de farinha de trigo
4 ovos
1 gema para pincelar

Para a cobertura:
100 g de chocolate meio amargo
100 ml de creme de leite

Modo de fazer:
Para a pasta:
Misture  o leite, a água, a manteiga, o açúcar e o sal em uma panela e leve ao fogo, assim que levantar fervura retire do fogo, misture a farinha usando uma colher de pau, até obter uma massa homogênea e lisa.

Leve novamente a panela ao fogo médio e mexa por 1 minuto, apenas para secar a pasta, em seguida transfira para uma tigela. Adicione os ovos, um de cada vez, mexendo com a colher de pau.

Quando os ovos estiverem bem incorporados você terá uma massa com consistência espessa, mas macia e brilhosa.

Coloque a massa em um saco de confeiteiro e forme bolinhas em uma forma untada ou forrada com papel manteiga. Pincele com a gema batida com uma colher de leite e leve ao forno pré-aquecido a 180C por 15 a 20 min, elas ficam douradinhas por fora e macias por dentro.

Assim que estiverem prontas, deixe esfriar, corte-as ao meio, recheie e passe pela cobertura de chocolate.

Para a cobertura:
Derreta o chocolate em banho-maria, adicione o creme de leite, incorpore bem os dois e está pronto.

Sugestão de recheio:
Prepare uma mousse de limão com 100 ml de creme de leite, 100 ml de leite condensado e suco de limão até obter a consistência e acidez desejada, leve ao refrigerador por no mínimo uma hora e recheie as carolinas generosamente.