Doces, Sobremesas

Tiramisu




Tiramisu é um típico doce italiano originário da região da Toscana, traduzindo significa leventa-me.

Experimentei essa sobremesa pela primeira vez quando estive na Itália e aqueles sabores de café com licor e chocolate nunca mais saíram da minha memória. Marcante pela leveza dos ingredientes é uma sobremesa fácil e que faz o maior sucesso.

Delicioso doce italiano, a base de mascarpone.

Ingredientes:

3 ovos, gemas e claras separadas
1/2 xícara de açúcar
200g de queijo mascarpone (na falta, use cream cheese)
150ml de creme de leite fresco (na falta, use creme de leite SEM soro)
1 xícara de café bem forte (sem açúcar)
3 colheres (sopa) rum (a receita original pede Marsala doce ou então amaretto)
1 pacote de biscoito tipo champagne
Raspas de chocolate meio-amargo a gosto
3 colheres (sopa) de cacau em pó para polvilhar

Modo de preparo: 
Prepare o café e deixe esfriar. Misture o café com o licor de sua preferência e reserve. Em uma batedeira, bata as gemas com metade do açúcar até obter um creme claro e fofo, adicione aos poucos o marcarpone e bata bem. Ainda na batedeira, adicione o creme de leite até misturar bem. Reserve. Bata as claras em neve com o restante do açúcar até obter picos brilhantes e firmes, incorpore delicadamente ao creme mascarpone.

Montagem. Molhe os biscoitos apenas de um lado por aproximadamente 3 segundos na mistura de café e licor e disponha uma camada em um refratário. Salpique raspas de chocolate meio-amargo a gosto. Aplique uma camada o creme mascarpone e repita a operação até chegar ao topo do refratário. Leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Retire da geladeira e polvilhe o Tiramissu com cacau em pó antes de servir. Sirva gelado.

Essa receita veio do blog com uma pitada de açúcar, lá essa receita tinha o dobro de ingredientes e acabou rendendo duas travessas grandes, por isso, para postar reduzi a quantidade de ingredientes pela metade.