Entradas, Lanches e Petiscos, Salgadas

Vol au vent

Vol au vent é uma iguaria de origem francesa, feita com massa folhada em formato de cestinhas e depois de assadas, são recheadas, são ótimas para entradas ou coquetéis. É fácil de fazer e você pode inventar milhares de recheios.

A massa desta foto não ficou muito folhada pois eu a descongelei outra vez e como não usei toda massa, congelei novamente. Então, quando descongelar massa folha, use toda.

Vol au vent

Massa folhada pronta
1 gema

Recheio de atum
1 lata de atum ao óleo
1/2 cebola
1/2 tomate
Cebolinha
Sal e pimenta
2 colheres de cream cheese

Recheio de alcachofra
1 lata de alcachofra em óleo
1/2 cebola
1/2 tomate
Cebolinha
Sal e pimenta
4 colheres de cream cheese

Modo de fazer:
Abra a massa folhada até ficar com 5mm de espessura, corte dois discos de 4 cm com um cortador redondo, em um dos discos, corte e retire o centro, use um cortador de 2 ou 2,5cm, pincele a gema no disco base e coloque sobre ele o disco sem o centro. Repita o processo até ter quantos vol au vent desejar.

Em uma forma untada, leve-os para assar em forno pré-aquecido até a massa ficar folhada e douradinha.

Recheio de atum:
Reserve uma colher do óleo do atum e escorra o restante, em uma frigideira doure a cebola com a colher de óleo, acrescente o atum, assim que estiverem bem refogados, acrescente o tomate, mexa rapidamente para murchar e desligue e misture o cream cheese, ajuste o sal. Recheie os vol au vent com o atum e decore com a cebolinha.

Recheio de alcachofra:
Reserve uma colher do óleo e escorra o restante, em uma frigideira doure a cebola com a colher de óleo, acrescente a alcachofra, acrescente o tomate, mexa rapidamente para murchar e desligue. Em cada vol au vent coloque uma delicada camada de cream cheese, cubra com a alcachofra e decore com cebolinha.

Dica: Você pode assar a massa com certa antecedência, mas coloque o recheio o mais próximo possível da hora de servir, assim você manterá a massa sequinha e crocante.