Carnes, Salgadas, Suína

Costelinha suína ao molho barbecue

Essa é a primeira postagem do blog Mel e Pimenta, que começou em fevereiro de 2011 com um único desejo: COMPARTILHAMENTO. Hoje estou reescrevendo essa introdução, revisando a receita e trocando a foto, que durante esses quatro anos mudou e melhorou muito, mas o objetivo do blog ainda é o mesmo, é dividir com as pessoas o meu amor pela cozinha e levar cada vez mais pessoas a prepararem seu próprio alimento.

Essa costelinha é uma perdição e é uma das receitas mais pedidas aqui de casa, fica absurdamente macia por causa do cozimento lento e incrivelmente saborosa. Sabe a costelinha famosa do restaurante Outback? Fica igualzinha.

 

Costelinha suína ao molho barbecue

Ingredientes:
2 kg de costelinha suína
5 dentes de alho inteiros e com casca
Alho picado
Azeite de oliva
2 limões
Sálvia
Manjerona
Sal e pimenta
Páprica doce
Molho barbecue


Modo de fazer: 

Na véspera coloque a carne em uma travessa e tempere com sal, pimenta, manjerona, páprica doce, sálvia, alho picado, um fio de azeite de oliva e limão. Coloque os dentes de alho inteiros. Cubra com um filme plástico ou tampa e leve para a geladeira.

O ideal é que a carne suína fique marinando por 12 horas.

Aqueça o forno a 250C. Coloque a costelinha em uma forma com os ossos virados para cima, regue com os líquidos da marinada e cubra a forma com papel alumínio.

Leve a forma ao forno e asse por 20 minutos a 250C, depois baixe a temperatura a 200 C e asse por mais 1h30. Depois desse tempo a carne deve estar bem macia e soltando do osso, esse ponto pode variar de um forno para outro, então se necessário deixe um pouco mais.

Com a carne no ponto ideal descarte o papel alumínio, pincele o molho e leve novamente para o forno até dourar, repita essa operação virando a carne para que todos os lados fiquem dourados e saborosos. Essa etapa leva aproximadamente 30 minutos.

Sirva a carne e junto com os dentes de alho que ficam cremosos, adocicados e deliciosos.