Bovina, Carnes, Salgadas

Bolo de carne moída – Bobotie, receita sul-africana

Bobotie é um prato típico da Africa do Sul, trata-se de um bolo de carne moída que tem o marcante sabor do curry e do limão, é um prato simplesmente delicioso.

Durante as minhas pesquisas de receitas, eu gosto me inspirar em blogs, no pinterest e tudo o que a internet nos oferece, mas também amo aproveitar o domingo e tirar uma pilha de livros de receitas da estante e passar a tarde folheando, lendo e me perdendo em meio aos ingredientes e imaginando sabores.

Dentre os livros de receitas que saíram da estante, está a coleção Larrousse Cozinha do Mundo, me debrucei sobre cada receita do livro que lista as receitas de pratos típicos do Oriente Médio, África e Índico. Essa coleção é riquíssima, pois traz pratos autênticos de todos os continentes.

Voltando ao Bobotie, essa receita é uma das que eu encontrei nesse livro e salvei para fazer, na primeira oportunidade já corri para fazer a receita e o resultado é um prato espetacular, com sabores marcantes e diferentes, já queremos repetir a dose.  Confira a receita e prepare você também.

Bolo de carne moída - Bobotie

Bobotie – Bolo de carne moída

Ingredientes:

500g de patinho ou fraldinha moída
100g de miolo de pão
100ml de leite
2 ovos
2 cebolas (usei roxa)
1 limão siciliano (suco)
100g de manteiga
1 colher (sopa) de curry
1 pitada de açúcar
1 colher (sopa) de nozes moídas
Sal e pimenta do reino

 

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 200C. Coloque o pão de molho no leite.

Corte as cebolas em fatias finas, coloque em uma frigideira com metade da manteiga e leve ao fogo e refogue por 5 minutos. Reserve e deixe esfriar.

Quebre os ovos em uma pequena tigela e bata ligeiramente.

Em uma tigela coloque a carne moída, adicione o suco de limão, esprema o pão para retirar o excesso de leite e junte apenas miolo à carne, em seguida acrescente os ovos, a cebola já fria, o curry, as nozes, o açúcar e as nozes.

Bolo de carne moída - Bobotie

Tempere com sal e pimenta e misture todos os ingredientes.

Bolo de carne moída - Bobotie

Coloque a mistura em uma assadeira untada com manteiga e espalhe bem para que fique lisinha. Corte o restante da manteiga em pequenos cubos e distribua sobre o bolo de carne.

 

Bolo de carne moída - Bobotie

Eu usei essa travessa pequena, pois fiz meia receita

Asse por 55 minutos. Caso o seu forno tenha a função grill, você pode ligar nos últimos 5 minutos para deixar ainda mais douradinho.

Bolo de carne moída - Bobotie

Confira também a receita desse Rocambole de carne.