Acompanhamentos, Pratos Leves, Saladas, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Balila – Uma salada de grão-de-bico

Balila é uma salada feita com grão-de-bico tradicionalmente servida nas ruas da Palestina.

Segundo o autor do livro Jerusalém Sabores e Receitas a balila costuma ser saboreada morna ou em temperatura ambiente e até como lanche entre as refeições.

O balila é um prato muito saudável, pois  o grão-de-bico é um legume nutritivo e rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, sua casca é riquíssima em fibras solúveis que auxiliam o funcionamento gastrointestinal.

A receita é de preparo simples e muito saborosa em função do sabor marcante do cominho e da acidez delicada do limão siciliano. Prepare essa receita deliciosa na sua casa e encante-se com seu sabor e textura.

balila, salada de grao de bico

Balila – Uma salada de grão-de-bico

Ingredientes:

200 g de grão-de-bico
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
60 g de salsinha picada (um maço grande)
3 cebolinhas finamente cortadas
1 limão siciliano grande (suco)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (chá) de cominho em pó
Sal e pimenta moída na hora

Modo de fazer:

Na noite anterior coloque o grão-de-bico de molho em uma tigela grande com água, acrescente o bicarbonato de sódio e deixe descansando durante toda a noite em temperatura ambiente.

Escorra o grão-de-bico e coloque em uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo alto. Deixe ferver e escume sempre que se formar espuma na superfície. Baixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 1h ou até que o grão esteja macio mas mantendo a sua forma.

Assim que o grão estiver cozido, escorra e despeje em uma tigela grande e enquanto ele ainda estiver quente adicione a salsinha, a cebolinha, o suco de limão, o cominho, o azeite, sal e pimenta. Misture bem e deixe amornar para servir.

salada-quente-de-grao-de-bico-baixa-2

Quer fazer um petisco saudável e gostoso? Confira essa receita de Petisco de Grão-de-Bico.