Salgadas, Aves, Massas, Molhos

Molho à bolonhesa de frango, fácil e saudável

Prepare um molho à bolonhesa de frango fácil e saudável. Use esse molho delicioso para suas massas e também para acompanhar outros pratos como polenta, arroz e muito mais.

O molho à bolonhesa é um clássico da culinária italiana, mas a receita mudou ao longo dos anos e foi perdendo as suas características originais e para muita gente, bolonhesa é apensas uma carne moída ou guisadinho como chamamos aqui no Sul.

Na verdade a receita original italiana sempre leva cenoura para reduzir a acidez do tomate, o vinho branco e o leite que entra na finalização. O molho autêntico também leva bacon no início do processo e o cozimento leva horas. O resultado desse molho seguindo as regras italianas eleva esse prato a outro patamar, fica incrível.

Como eu amo frango, decidi preparar uma versão rápida, simples, mas não menos deliciosa do autêntico molho à bolonhesa, mas garantindo o uso dos ingredientes principais. Confira a receita!

Molho-bolonhesa-Frango 2 Baixa

Molho à bolonhesa de frango

Ingredientes:

500 g de peito de frango (moído ou cortado com faca)
50 g de bacon picado
1 cebola grande picada
1 cenoura grande picada
2 dentes de alho picado
1/4 de xícara de vinho branco seco
1 lata de tomates pelados
2 xícaras de caldo de vegetais (prefira sempre caldos caseiros)
2 galhos de manjericão
1/4 de xícara de leite
pimenta preta
Sal

 

Modo de fazer:

Se você não tiver como moer o peito de frango, você pode fazer como eu fiz. Corte o frango na ponta da faca, deixando os pedaços bem pequeninos, quanto menores melhor.

Leve ao fogo uma panela ou frigideira grande coloque, adicione o bacon e frite até que ele fique bem douradinho. Em seguida adicione a cebola e a cenoura e refogue até a cebola ficar transparente.

Agora coloque o frango, alho, sal e refogue bem em fogo alto, assim que os ingredientes estiverem bem refogados e o líquidos liberados pelo frango já tenham evaporado completamente, adicione o vinho branco e mexa até evaporar completamente o álcool.

Agora coloque os tomates pelados, o caldo de vegetais, pimenta preta. Assim que começar a ferver coloque os ramos de manjericão, tampe a panela e baixe o fogo. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos mexendo de vez em quando. Se necessário coloque mais um pouco de caldo.

Assim que o molho estiver bem apurado remova os galhos de manjericão, adicione o leite, misture e deixe ferver destampado por mais 3 minutos, ajuste o sal e a pimenta e pronto.

Molho-bolonhesa-Frango 1 Baixa

 

Molho bolonhesa de frango

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *