Arroz e Risotos, Salgadas, Vegetarianas

Risoto de queijo parmesão

Os risotos são sempre uma boa opção para um jantar delicioso, eles são versáteis e seu preparo é simples. O importante para um bom risoto é seguir algumas dicas, escolher produtos de qualidade, preparar um caldo caseiro, usar vinho no início do processo, mexer durante todo o preparo e finalizar com manteiga.

Aqui em casa eu já havia preparado os mais diversos sabores de risoto, mas é a primeira vez que faço com parmesão e fiquei apaixonada por essa receita, é muito gostoso, pode ser servido acompanhado de carnes com sabor marcante, pois tem sabor bem suave e também fica delicioso como prato único.

Risoto de queijo parmesão

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
3/4 de xícara de vinho branco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 l de caldo de legumes fervente
100 g de queijo parmesão de boa qualidade
2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de fazer:
Aqueça uma panela de fundo grosso, coloque o azeite e a cebola e refogue até ficar transparente.

Coloque o arroz, refogue e acrescente o vinho. Mexa até o vinho evaporar e comece a acrescentar o caldo, uma ou duas conchas por vez, sempre esperando começar a secar para adicionar novamente. É importante mexer sempre para que o arroz libere o amido.

Repita esse processo até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente. Desligue o fogo, acrescente o queijo parmesão e a manteiga, mexa bem. Se necessário adicione um pouquinho de caldo para manter a cremosidade, ajuste o sal e sirva.