Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão de batata e centeio

Aqui em casa os pães caseiros passaram a fazer parte dos nossos dias, há muito meses não compramos pães no supermercado. Tenho feito pão uma ou duas vezes por semana, acabo congelando uma parte para ter pão macio sempre.

Esse pão é mais um que foi para a lista dos meus prediletos, ele tem o sabor e a umidade da batata, a textura do centeio e é muito macio.

A receita original é do blog Ora Pitangas, mas eu fiz várias alterações incluindo a troca de parte da farinha branca pelo centeio. A Ângela tem muito a nos ensinar sobre pães e o blog dela tem muitas receitas para compartilhar com quem quer se aventurar na panificação.

Pão de batata e centeio

Ingredientes:
3 batatas médias descascadas (aprox. 250 g de batatas cruas)
400 ml de água (para o cozimento das batatas)
1/3 de xícara de mascavo
50 ml de azeite
2 xícaras de farinha de centeio
50 ml de óleo de girassol
4 xícaras de farinha branca (aproximadamente)
1 colher (sopa) de fermento briológico granulado
1 colher (sopa) de sal

Leite para completarModo de fazer:
Em uma panela coloque as batatas com 400 ml de água, não coloque sal. Assim que as batatas estiverem cozidas, coloque a água em um copo medidor. Coloque as batatas em uma tigela grande e amasse bem enquanto ainda estão quentes, adicione o açúcar mascavo, misture e reserve para esfriar.Para fazer o pão você vai precisar de 400 ml de líquido, por isso, confira a quantidade de água reservada no copo medidor e complete com leite para atingir a quantidade necessária.

Na tigela em que estão as batatas coloque a farinha de centeio, 1 xícara de farinha branca e o fermento, adicione a água misturada com o leite (morno) e o óleo de girassol. Misture bem os ingredientes e adicione o sal. Comece o processo de sova e acrescente o restante da farinha gradualmente até obter uma massa lisa, homogênea e que não grude muito nas mãos. A sova deve levar uns 15 minutos.

Coloque a massa de volta na tigela, cubra com filme plástico de deixe crescer até dobrar de volume, leva aproximadamente 1 h. Deixe a massa crescer em local fechado.

Em seguida coloque a massa na bancada novamente, expulse o excesso de ar e modele os dois pães no formato que desejar. Coloque a massa na forma untada e leve para crescer por 30 minutos.

Antes de levar ao forno polvilhe farinha e faça cortes com uma lâmina ou faca bem afiada.

Leve para assar no forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos ou até o pão ficar dourado.

Para saber se o pão está bem assado na parte interna é só retirar o pão da forma e dar batidinhas na base do pão, o som deve ser oco.

Pão de Batata e Centeio