Para a lancheira, Salgadas, Saudáveis, Sem Farinha, Sem Glúten, Vegetarianas

Empada de Tapioca

Hoje tem uma receita muito especial, é empada versátil, saudável e muito gostosa que é feita com a queridinha tapioca e é muito semelhante a famosa crepioca.

A base par fazer essas empadas será sempre o ovo com goma para tapioca, assim como na famosa crepioca e você pode temperar, complementar e rechear da forma que mais gosta. Você pode preparar recheios vegetarianos, feitos com carnes, mistos e tudo que você imaginar, o importante é usar sempre recheios sequinhos.

Confira algumas opções de recheio que podem servir de inspiração para compor as suas empadas:cogumelos, alho poró, cenoura, abobrinha, queijos, palmito, ricota com espinafre, carne moída, calabresa, sobras de frango desfiado e temperado, frango com vegetais, ricota com nozes e muito mais.

Inspire-se e crie recheios deliciosos para as suas empadas, esses já foram testados e aprovados na cozinha do Mel e Pimenta.

Abobrinha e cenoura: Rale cenoura, abobrinha e cebola. Refogue rapidamente com azeite de oliva, tempere com sal, pimenta e salsinha picada.


Cogumelos e alho poró: Em uma frigideira com azeite de oliva, refogue cogumelos shimeji e alho poró, tempere com sal e pimenta e polvilhe cebolinha picada.


Frango com cenoura: Em uma frigideira quente coloque cebola e refogue, acrescente os pequenos cubos de peito frango temperados com sal, páprica e ervas e doure, acrescente alho, cenoura em delicados cubos, refogue um pouco mais. Adicione um pouco de água e cozinhe até que o frango esteja completamente cozido e macio. Deixe secar todos os líquidos, ajuste o sal e polvilhe cebolinha.

Empada de Tapioca

Empada de crepioca

Ingredientes:
3 ovos
6 colheres (sopa) de goma para tapioca (bem cheias)
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado (opcional)*
1 colher (sopa) de creme de ricota (opcional)*
1 pitada de sal


*Observação: O queijo parmesão e o creme de ricota dão sabor e cremosidade à receita, mas se você não pode ingerir produtos com lactose ou não tem em casa, você pode omitir. Você também pode substituir o creme de ricota por requeijão, outro creme de queijo, creme de leite e até iogurte natural.

Modo de fazer: 

Prepare o recheio que você pretende usar e reserve.

Em uma tigela bata os ovos com a tapioca, adicione o queijo ralado e o creme de ricota, tempere com sal e reserve.

Empada de Tapioca

Unte as forminhas de silicone, distribua o recheio até a metade de cada cavidade, complete com os ovos e leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos em forno médio / alto ou até que fiquem douradinhas e firmes no centro.

A receita rende de 8 a 10 empadinhas.

Empada de Tapioca

 

14 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *