Bolos, Doces, Integrais, Saudáveis

Bolo Integral de Banana e Brown Butter

Brown Butter é um ingrediente que aparece bastante nos sites de receitas gringos, apesar de já ter ouvido falar eu nunca tinha parado para pesquisar sobre o assunto e agora resolvi testar e criar uma receita dos meus amados bolos de banana usando esse ingrediente.

Brown Butter nada mais é que a manteiga fervida até ficar marrom, esse processo muda o sabor e o aroma da manteiga. Conferindo aos pratos um toque amendoado, uma aroma incrível que toma conta da casa e ainda deixa os pratos com uma cor linda. Ele pode ser usado em pratos doces e salgados.

O resultado dessa receita ficou maravilhoso, eu sou uma apaixonada por bolos de banana, mas esse é um dos melhores que eu já fiz, ele fica lindo, dourado e incrivelmente aromático e saboroso.

 

Bolo integral de banana e brown butter

Ingredientes para o bolo:
2 ovos grandes
4 bananas prata
1/3 xícara de manteiga derretida
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de farinha integral
1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara aveia em flocos
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) fermento

Para o preparo da forma:
Manteiga para untar
2 colheres (sopa) rasas de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de canela
2 bananas prata em rodelas

Modo de fazer:
Coloque 4 bananas com casca em uma forma e leve ao forno médio por 15 a 20 minutos. Assim que as bananas estiverem assadas, com cuidado para não se queimar, abra as bananas, coloque a polpa em um prato e amasse. Reserve e deixe esfriar.

Enquanto isso, prepare a forma: Em uma pequena tigela misture a canela e o açúcar mascavo.
Unte a forma com manteiga (24 cm x 14 cm) espalhe metade da mistura no fundo e nas laterais da forma, acomode as rodelas de banana no fundo, polvilhe o restante do açúcar com canela e reserve.

Escolha uma panela pequena para fazer a Brown Butter use inox, alumínio, cerâmica, mas é importante que a ela não tenha fundo escuro para pode controlar a cor e não queimar a manteiga.

Coloque a manteiga derretida na panela, leve ao fogo baixo e deixe ferver mexendo até que a manteiga comece a ficar marrom. Assim que ela atingir a cor desejada, retire e coloque em uma tigela para cortar o cozimento, pois em segundos ela pode passar do ponto e queimar. Deixe esfriar.

Em uma tigela coloque o açúcar mascavo, a manteiga em temperatura ambiente e misture bem. Acrescente os ovos, a banana amassada e envolva os ingredientes usando uma espátula, acrescente as farinhas, a aveia e a canela. Em seguida adicione o fermento, misture delicadamente, coloque na forma e leve para assar por aproximadamente 40 minutos no forno preaquecido a 200 C.