Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de milho

Eu sempre falo para vocês sobre meu amor por preparar pães em casa, nada melhor do que o aroma que se espalha por cada cantinho da nossa casa, depois vem aquele sabor único, gostinho de comida de verdade. Pão é sinônimo de afeto, além de ser bem mais saudável.

A receita de hoje é fácil de preparar e muito gostosa, um pão fofinho, daqueles pra comer ainda morno, acompanhado por um café.

 

Pão de milho

Ingredientes:
300 g de farinha de trigo
75 g de farinha de milho / fubá fino
120 ml de água morna (aproximadamente)
6 g de fermento biológico seco
6 g de sal
45 g de açúcar refinado
39 g de manteiga sem sal
39 g de ovo* (1 ovo pequeno)

Bata o ovo em uma tigelinha e pese em seguidaPara o preparo do pão o ideal é usar uma balança, para que não ocorram variações de medidas, mas como muitas pessoas não tem balança eu estou colocando lá embaixo nos comentários as medidas aproximadas em xícaras e colheres. Lembrando que nesse caso pode ser necessário fazer algum ajuste para chegar ao ponto firme e moldável da massa.

Modo de fazer:
Na tigela da batedeira coloque todos os ingredientes e apenas metade da água, comece a bater usando o gancho para massas e acrescente água aos poucos, até obter uma massa lisa e homogênea, pode ser que não seja necessário usar toda a água.
Bata em velocidade baixa por aproximadamente 15 minutos.
Retire a massa da batedeira, coloque sobre a pancada polvilhada com um pouquinho de farinha, divida a massa em duas partes e faça duas bolas. Cubra com filme plástico e deixa descansar por 20 minutos.
Retire o filme plástico, pressione a massa para retirar o excesso de ar, boleie novamente, coloque os dois pães em uma assadeira polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe descansar por uma hora, ou até dobrar de volume, mantenha em local fechado e seco.
Antes de colocar no forno polvilhe farinha de milho sobre os pães e faça cortes com uma faca muito afiada na superfície.
Asse o pão em forno preaquecido a 170 C até dourar.
A receita vem do lindo blog Feito com Amor, passa lá pra conhecer as receitas da Camila.
Pão de Milho