Carnes, Salgadas, Suína

Costelinha de porco assada com chutney de maçã

Eu sou uma apaixonada por carne suína, gosto de quase todos os cortes, mas uma costelinha bem feita fica incrível, e isso é fácil, basta temperar previamente, assar lentamente até ficar desmanchando e soltar do osso, mas isso pode ficar ainda melhor. Eu preparei um chutney de maçã com especiarias que vai transformar uma simples costelinha e em uma experiência gastronômica especial.
Eu criei essa receita de chutney há algumas semanas, na primeira vez usei essa delícia agridoce em um entrecot suíno, mas fiquei imaginando o quanto seria maravilhoso se fosse usado para assar uma costelinha. Dias depois, recebi o kit de cervejas da Ohmybeer e dentre as cervejas selecionadas tinha a Struise Westoek XX, uma cerveja que passeia pelos estilos Barley Wine, Tripel e Sour, ela tem toque de caramelo e madeira que tem tudo a ver com maçã.
Então eu corri para a cozinha para preparar novamente esse chutney e assar lentamente uma costelinha para o almoço de domingo. O resultado foi um espetáculo, a harmonização perfeita, a costelinha fica suculenta, macia e com um sabor inexplicável.

Costelinha de porco assada com chutney de maçã 

Ingredientes:
2 k de costelinha suína
Sávia, alecrim e manjerona

4 dentes de alho partidos ao meio

Suco de limão
Sal e pimenta

Ingredientes para a cobertura:
1 cebola pequena picada
2 xícaras de maçã gala em cubos bem pequenos (sem casca)
1/4 de xícara de suco limão
1/2 de xícara de vinho branco
2 xícaras de água
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de mel
4 colheres (sopa) de mascavo
2 colheres (sopa) de mostarda
Sal e pimenta moída na hora
Especiarias: Eu usei cardamomo, cravo em pó, noz-moscada, canela em pó. As especiarias dão um toque super especial, mas se você não deixe de preparar esse prato caso você não tenha alguma delas.

Modo de fazer:
Costelinha: Na véspera tempere a costelinha com sal, pimenta, alho, ervas frescas e suco de limão. Coloque em um recipiente fechado e deixe na geladeira ate a hora do preparo. O ideal é deixar a costelinha descansando por 12 horas ou mais.

Chutney de maçã: Leve ao fogo uma panela, coloque a manteiga e a cebola e refogue até que ela fique transparente, adicione a maçã e o açúcar mascavo e mexa por alguns minutos, acrescente o mel, o suco de limão, o vinho e a água. Misture os ingredientes e tampe a panela, deixe cozinhar até começar a secar mexendo de vez em quando. A maçã deve ficar desmanchando, caso seja necessário acrescente um pouco mais de água e cozinhe mais um pouco.

Quando a maçã estiver no ponto desejado coloque as especiarias, a mostarda, uma pitada de sal e pimenta. Cozinhe por mais alguns minutos até obter uma mistura pastosa, dourada e com poucos líquidos. Experimente, caso seja necessário faça algum ajuste nos temperos ou acidez e reserve.

Costelinha: Coloque a costelinha em uma forma com os ossos voltados para cima, cubra com papel alumínio e leve para assar por 2 horas em forno médio.

Depois que a carne estiver completamente macia, soltando do osso, vire os ossos para baixo e cubra generosamente a superfície da carne com o chuteny de maçã. Despeje o restante do chutney dentro da forma, a maçã se transformará em um delicioso molho junto com os líquidos do assado. Coloque de volta no forno e deixe por mais aproximadamente 30 minutos até que a cobertura e o molho do fundo da forma fiquem bem dourados, mas sem queimar.