Acompanhamentos, Carnes, Peixes e Frutos do Mar, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Sem Fritura

Filé de peixe porquinho empanado

Aqui no Rio Grande do Sul nós comemos menos peixes do que deveríamos e do que gostaríamos. Os peixes nem sempre tem um bom preço para fazer parte da rotina de alimentação das famílias.

Sempre que possível, eu gosto de preparar um peixe e há alguns dias conheci o filé de porquinho que foi uma grata surpresa, seus filés são carnudos, a carne é clara e tem sabor suave. E com essa receita ficou espetacular, bem temperado, crocante e dourado mesmo sem fritar.

Filé de peixe porquinho empanado

 


Ingredientes:
700 g de filé de peixe porquinho
2 xícaras de leite (para o buttermilk)
5 colheres (sopa) de suco de limão
Tomilho fresco
2 dentes de alho
Lemon pepper (opcional)
Sal

Para empanar:
1 ovo
1/2 xícara do líquido da marinada
Farinha de trigo
Farinha de rosca
Sal

Modo de fazer:
Comece preparando o buttermilk, em um recipiente coloque o leite e adicione o limão, mexa e deixe descansar por 20 minutos, o leite vai ficar mais espesso.

Coloque os filés de peixe em uma travessa, tempere com sal e tomilho, despeje o buttermilk sobre os filés, adicione o alho finamente fatiado, acrescente o lemon pepper ou a pimenta que preferir, cubra com filme plástico e deixe descansando por 30 minutos.

Para empanar: Em um prato coloque um ovo, misture 1/2 xícara do líquido da marinada, adicione uma pitada de sal. Passe o filé na farinha de trigo, em seguida na mistura de ovo e leite e finalize com a farinha de rosca.

Para o preparo você pode fazer os filés assados, fritos ou na fritadeira sem óleo. Até que fiquem douradinhos por fora, para que ficassem com essa cor linda, eu pincelei um pouquinho de azeite de oliva nos últimos 5 minutos na air fryer.