Bovina, Carnes, Salgadas, Tortas

Torta de carne inglesa | Shepherd’s Pie

A receita de hoje é da tradicional Torta de carne inglesa, conhecida pelo nome Shepherd’s Pie. Essa receita é um prato completo, você só precisa preparar uma bela salada para acompanhar.

 Quando se usa vinho no preparo de um prato é importante lembrar que ele tem um papel importante na cor, no sabor e no aroma do prato, por isso o ideal é usar bons vinhos. Eu usei o Tiera Imperial, um vinho espanhol que mistura as variedades Tempranillo, Syrah e Merlot que recebi da Winelands.

Torta de carne inglesa |  Shepherd’s Pie

 Ingredientes:
2 cebolas grandes picadas picada em cubos
1/2 xícara de chá de cenoura picada em cubos
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
800 g de carne bovina moída
2 colher (sopa) de molho inglês
3/4 xícara de chá de vinho tinto de boa qualidade
4 xícaras de chá de caldo de carne (prefira caseiro)
5 dentes de alho picado
2 ramos de tomilho
1 ramo de alecrim
1/2 xícara(s) de chá de salsinha
Sal a gosto
3 xícara(s) de chá de purê de batata com consistência firme

Óleo para refogar
Modo de fazer:
Em uma panela coloque o óleo e a cebola, o alho e refogue, acrescente a cenoura e refogue mais. Adicione a carne moída, refogue por alguns minutos, acrescente o molho de tomate, o molho inglês, o vinho tinto e 3 xícaras do caldo de carne.
Amarre o tomilho e o alecrim com um barbante limpo e de algodão, coloque dentro da panela, adicione um pouco de sal, tampe a panela e cozinhe a carne em fogo alto por 40 minutos mexendo de vez em quando. Caso seja necessário acrescente a xícara de caldo reservada. Retire a tampa e continue cozinhando em fogo baixo até secar muito bem os líquidos. Desligue o fogo, adicione a salsinha e misture. Se necessário acerte o sal.
Unte um refratário que possa ir ao forno, coloque a carne, cubra com o purê de batata e leve ao forno por 20 minutos até dourar um pouco a batata.