Aves, Carnes, Salgadas, Saudáveis, Sem Fritura

Frango dourado | O melhor de todos e sem fritura

Eu já contei para vocês que eu amo frango, é uma das minhas carnes preferidas e por isso, já testei muitas receitas com ele por aqui, um das formas que mais gosto é um bom franguinho empanado.

Fazendo vistas grossas parece que frango empanado é sempre igual, mas a técnica de temperar, empanar e preparar muda muito o resultado do prato e preciso confessar para vocês, estou apaixonada por essa receita e e ela foi eleita a melhor de todas que já fizemos aqui.

A diferença está no modo de empanar, a receita é inspirada em um frango do Jamie Oliver, mas fiz muitas alterações. O cozimento do frango inicia empanado levemente com farinha de milho, mas na metade do preparo ele é coberto por uma pasta de farinha de trigo e água. Esse processo dá um resultado incrível, o frango fica com uma cor maravilhosa, coberto por uma casquinha incrível e difícil de descrever. Experimente!!!

Frango dourado | O melhor de todos e sem fritura

Ingredientes:
700 g de peito de frango
2 colheres (sopa) de cachaça ou vinho branco seco
2 colheres (sopa) de farinha de milho (fubá)
2 colheres(sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de água
3 dentes de alho picado
Mostarda em pó
Páprica picante
Páprica doce
Pimenta moída
Tomilho fresco
Sal

Modo de fazer:
Corte o peito de frango em tiras longas e com uns 3 cm de largura. Tempere com cachaça, alho,sal, tomilho, páprica, ervas, azeite de oliva, mostarda em pó.

Em uma tigela pequena misture a farinha de trigo com a água, coloque um pouco de sal e páprica e reserve.

Deixe descansando por 30 minutos, polvilhe com farinha de milho e misture bem.

Para preparar na air fryer: Coloque o frango na gaveta e deixe por aproximadamente 12 minutos a 180 C.

Abra a air fryer, coloque o frango em um prato plano e pincele a pasta de farinha por todos os lados do frango. Coloque de volta na fritadeira sem óleo e deixe por mais 12 a 15 minutos a 180 C. Até que o frango fique douradinho por fora.

Se preferir fazer no forno, asse por aproximadamente 30 a 40 minutos, na metade desse tempo abra o forno e pincele a massa de farinha de trigo por todos os lados. O tempo vai variar de um forno para outro.