Bolos, Doces, Leves, Para a lancheira, Para Presentear, Saudáveis, Sem Farinha

Bolo de banana, damasco e chocolate – Sem farinha e sem açúcar

Aqui em casa nó amamos bolos integrais, sem farinha e saudáveis em geral, a gente gosta de verdade e até preferimos esse perfil de bolo mais denso e rico em fibras. Então sempre tenho uma novidade para compartilhar com vocês.

Esse bolo não leva nada de farinha e é adoçado com os açúcares naturais do damasco é importante usar um chocolate amargo ou meio amargo que tem maior teor de cacau para manter seu bolo saudável.

Essa receita ficou simplesmente deliciosa é uma ótima opção para enriquecer a alimentação da família com fibras e muito sabor.

 

Bolo de banana, damasco e chocolate

Ingredientes:
4 ovos
5 bananas prata bem maduras
2 xícaras de aveia em flocos médios

1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/4 de xícara de óleo de coco ou óleo de girassol
1 xícara de damascos picados
1/2 xícara de castanhas picadas
3/4 xícara de chocolate meio amargo em gotas ou pequenos pedaços
1 colher (sopa) de fermento em pó

Importante: Essa receita é livre de lactose e glúten, mas é importante que os intolerantes verifiquem os rótulos, principalmente do chocolate e da aveia (importada) para garantir que os produtos estão livres das proteínas.

Modo de fazer: 
Aqueça o forno a 180 C. Unte uma forma redonda com furo no centro de aproximadamente 26 cm.
No liquidificador coloque os ovos e os damascos picados e bata até obter uma mistura bem cremosa, acrescente o óleo, as bananas e o extrato e volte obter até que todos os ingredientes estejam integrados.
Despeje o creme em uma tigela, acrescente a aveia, as castanhas, o chocolate e misture bem. Acrescente o fermento e envolva delicadamente. Despeje o bolo na forma e leve para assar a 180 C por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito, ele deve sair limpo.
 Bolo de banana, damasco e chocolate - Sem farinha e sem açúcar