Doces, Sobremesas, Tortas

Tarte de figos

Sempre falo por aqui que os meus pais moram no interior da serra gaúcha, lá eles produzem de tudo para consumo próprio, são verduras, legumes, frutas, temperos, ovos e assim por diante. Em função dessa fartura, nós sempre voltamos pra Porto Alegre trazendo um pouco de tudo isso, são ingredientes frescos, sem agrotóxicos, colhidos na hora certa e isso é uma maravilha.

Dentre os ingredientes trazidos na última viagem tinha figos, acabei trazendo muitos figos deliciosos, porém eles azedam rapidamente, então pra não perder nadinha eu fiz essa receita maravilhosa, crocante e doce na medida certa. é uma sobremesa perfeita para ser servida morna e acompanhada por um sorvete de creme.

Para testar eu fiz uma receita menor, em uma forma de 15 cm, o problema é que ela foi devorada em instantes.

 

Tarte de figos

Ingredientes (para uma torta de 15 cm):
Figos maduros (usei 4, mas vai depender do tamanho da fruta)
Massa folhada
Açúcar
Manteiga

Modo de fazer:
Unte generosamente o prato refratário escolhido, espalhe uma boa camada de açúcar, não economize pois esse açúcar caramelizará os figos.

Acomode os figos sobre o açúcar, corte a massa folhada um pouquinho maior que o refratário e coloque-a sobre os figos. Nas paredes da forma a massa ficará dupla, por ser maior, mas não tem problema, ela ficará folhada e com a garantia de que não faltará base para a sua torta, pois a massa folhada tende a encolher um pouco.

Leve para assar em forno a 200 C por uns 40 minutos ou até que a massa fique douradinha, retire do forno e vire a torta sobre um prato, cuidando para não se queimar com a calda quente.

Sirva com um sorvete.

A receita vem do blog Sabor Sonoro.