Doces, Sobremesas, Sorvetes

Semifreddo de mascarpone com castanhas crocantes

O semifreddo é uma deliciosa sobremesa de origem italiana parecida com o sorvete, mas como é servida semi congelada, sua textura fica super aveludada, cremosa, simplesmente incrível.

Essa receita é ótima para você preparar na véspera ou dias antes para ter uma sobremesa maravilhosa para servir para as suas visitas e também é a salvação para aqueles dias que bate a vontade de comer um docinho.

O mascarpone é um queijo italiano originário da região da Lombardia, é um queijo fresco, sem maturação, conhecido por sua cremosidade e por ser muito usado em sobremesas tradicionais como Tiramissu, panna cotta ou em risotos, molhos, sanduíches, massas e assim por diante.

Normalmente esse queijo é bastante caro, mas eu ensino você a fazer esse queijo em casa, fica uma delícia.é É só clicar aqui.

Semifredo de mascarpone e castanhas Baixa 3

Semifreddo de mascarpone com castanhas crocantes

Ingredientes:
3 ovos (separe as claras e as gemas)
300 g de queijo mascarpone (usei caseiro)
5 colheres (sopa) de açúcar confeiteiro
80 g de raspas de chocolate meio amargo

Cobertura:
1 xícara de castanhas do Brasil
3 colheres (sopa) de açúcar

Semifredo de mascarpone e castanhas baixa

Modo de fazer:
Forre com filme plástico um refratário ou forma de aproximadamente 25 cm x 10 cm.

Na batedeira bata as claras em neve e assim que estiverem firmes coloque 2 colheres de açúcar confeiteiro, bata mais um pouco e reserve.

Coloque as gemas na tigela limpa e seca da batedeira, adicione o restante do açúcar confeiteiro e bata até obter um creme esbranquiçado, em seguida adicione o mascarpone e bata o suficiente para integrar os ingredientes e obter uma mistura aveludada. Não bata em excesso.

Com muita delicadeza acrescente as claras em neve ao creme de mascarpone, mexendo sempre de baixo para cima e envolvendo os ingredientes, acrescente as raspas de chocolate e misture.

Coloque o semifreddo na forma e cubra com filme plástico, leve para o congelador até endurecer. Quando for servir retire com antecedência de 15 a 20 minutos e deixe na geladeira para que atinja a temperatura ideal.

Para fazer a cobertura crocante, pique as castanhas, coloque-as em uma frigideira e leve ao fogo até começarem a dourar levemente, acrescente o açúcar e continue mexendo sempre até que ele derreta. Desligue o fogo e deixe as castanhas esfriando em um prato.

Na hora de servir polvilhe as castanhas sobre o semifreddo.

Semifredo de mascarpone e castanhas baixa 4