Doces, Sobremesas

Cerveja combina com sobremesa – Mousse de chocolate e avelãs douradas

O mundo cervejeiro está nos apresentando muitas possibilidades, estamos deixando de lado aquela cerveja estupidamente gelada, estamos aderindo ao conceito “beba menos e beba melhor”, cada vez mais beber uma cerveja está deixando de ser um momento banal e passa a ser uma experiência.

Até pouco tempo atrás, sempre que se fazia uma janta com os amigos a bebida escolhida para harmonizar era o vinho, hoje a cerveja está presente em requintados jantares e acompanha pratos sofisticados.

Dentre as diversas possibilidades de harmonizações uma que ainda causa estranhamento inicial é cerveja x sobremesa, que em segundos torna-se uma experiência surpreendente e encantadora.

Uma forma muito legal de entrar nesse mundo e conhecer novos rótulos é assinando o clube de cervejas Ohmybeer, todo mês chega até a sua casa um kit de cervejas especiais de verdade, embalagens criativas e cervejas ousadas.

Além disso, o material gráfico deles é encantador, as cervejas chegam acondicionadas em uma caixa especialmente ilustrada, as bebidas também chegam com um encarte lindo de morrer, com ilustração especial para cada edição. O encarte apresenta cada cerveja, fala sobre a cervejaria e traz dicas de harmonização.

Falando em dicas de harmonização, eu aceitei a dica da Ohmybeer para harmonizar com a cerveja Floreffe Dubbel e preparei uma Mousse de chocolate amargo, mas dei meu toque com uma cobertura de avelãs douradas.

A cerveja tem é adocicada, tem toques amadeirados e o caramelo queimado completa uma deliciosa harmonização por semelhança com as avelãs.

Mousse de chocolate com avelãs douradas

Ingredientes para a mousse:
200 g de chocolate meio amargo
100 g de manteiga
4 ovos (separe as gemas das claras)
4 colheres (sopa) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de café frio
1/2 colher (sopa) de conhaque

Ingredientes para as avelãs:100 g de avelãs
15 g de açúcar
20 ml de água
1/2 colher (sopa) de mel

Confira o modo de preparo clicando aqui.