Acompanhamentos, Arroz e Risotos, Lanches e Petiscos, Salgadas, Vegetarianas

Tarteletes de arroz e ovo

Essa receita é a prova de que reaproveitar alimentos pode resultar em pratos cheios de charme e deliciosos, e também prova que se pode fazer muito mais do que bolinhos com sobras de arroz.

Devemos tratar alimento com muito respeito, tudo pode ser aproveitado e transformado. Confira essa receita e dê um final lindo para o arroz que está na geladeira.

Tarteletes de arroz e ovo 

Ingredientes
2 xícaras de arroz cozido (bem cheias)
1 ovo (ligeiramente batido)
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de leite
Cebolinha e salsinha a gosto
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
Páprica picante
Farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:
3 ou 4 ovos
Sal e pimenta

Modo de fazer:
Aqueça o forno a 200C.


Em uma tigela coloque o arroz, o ovo, o creme de leite, o leite, a cebolinha, a salsinha, o alho, a cebola, a páprica, o sal e a pimenta. Misture tudo muito bem e adicione farinha (uma colherada por vez) apenas para dar liga. Eu usei de 2 a 3 colheres, mas isso vai depender da umidade dos ingredientes.

Acrescente o fermento e misture bem.

Unte forminhas pequenas, usei de 10 cm com fundo removível, mas você pode usar o que tem em casa, até forminhas de silicone.

Usando uma colher espalhe a mistura de arroz, vá pressionando e formando paredes de espessura média nas laterais e no fundo deixando uma cavidade no centro para acomodar o ovo.

Veja na foto abaixo, eu faria a parede um pouco mais fina do que fiz.

Acomode as forminhas em uma forma grande, leve ao forno e deixe assando por aproximadamente 15 minutos, as bordas devem ficar firmes e levemente coradas. Retire do forno quebre um ovo em cada cavidade, polvilhe sal e pimenta e leve ao forno até coagular e firmar a clara. Deve levar aproximadamente 10 minutos, mas pode variar em cada forno.