Lanches e Petiscos, Para a lancheira, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Sem Farinha, Sem Glúten, Sem Lactose

Pãozinho de batata e polvilho

Há alguns dias atrás recebi uma mensagem da Virgínia, uma amiga querida e leitora do blog, a mensagem na verdade era um link com uma receita de pãezinhos que lembravam pão de queijo, mas eram feitos com batata e polvilho. Achei a ideia super bacana e me comprometi que iria testar os tais pães.
Então pesquisei um pouco e encontrei essa receita no blog Come-se, a receita original é feita com cará, mas eu substituí por batata inglesa.
O resultado desses pães é muito surpreendente, lembra muito pão de queijo, é muito gostoso, crocante por fora e tem o sabor delicado da batata.
Eu só fiz os pães usando batata, mas você também testar com batata por cará, inhame, batata-doce ou aipim (mandioca).

Pãozinho de batata e polvilho

Ingredientes:
250 g de batata inglesa descascadas
125 g de polvilho azedo
125 g de polvilho doce
1 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de açúcar
2 ovos
1/4 de xícara de óleo ou azeite de oliva
Fubá para polvilhar

Orégano (opcional)
Modo de fazer:
Corte as batatas em cubos grandes e cubra com água e leve para cozinhar até que fiquem macias.
Em uma tigela misture o polvilho doce, o azedo, o sal, açúcar e o orégano.
Assim que a batata estiver cozida escorra muito bem e com ela ainda totalmente quente esprema diretamente sobre os ingredientes da tigela, você pode usar um espremedor de batatas ou uma peneira.
Usando uma colher grande integre a batata aos ingredientes da tigela até obter uma farofa graúda. Assim que essa mistura estiver morna adicione o azeite e os ovos e misture bem com as mãos até obter uma massa uniforme e levemente grudenta.

Unte as mãos e faça as bolinhas do tamanho que desejar, a massa gruda um pouco na mão, mas foi fácil de moldar, se quiser você pode polvilhar fubá para ajudar a moldar.Na hora de definir o tamanho lembre que os pãezinhos vão crescer um pouco. Coloque as bolinhas em uma forma sem untar e polvilhada com fubá.

Leve para assar em temperatura média por 30 minutos ou até que estejam firmes e douradinhas.