Faça em casa, Molhos, Para Presentear, Salgadas

Receita de ketchup caseiro

Uma receita de ketchup caseiro que você vai amar! Aprenda a fazer e deixe de comprar!

Esse blog existe há pouco mais de quatro anos, é pouco tempo, mas a cozinha está na minha vida desde que me conheço por gente, até quando não tinha idade para cozinhar a brincadeira era misturar ingredientes, montar pratos e fingir que estava comendo.

Ao longo desse tempo eu percebia uma espécie aversão à cozinha, um orgulho por não saber cozinhar e encher os armários e geladeiras de produtos prontos para consumo. Essa tendência gerou um grande crescimento da indústria que enlatou e embalou tudo o que poderíamos imaginar, ela desvendou novas formas de conservar e entregar a tal “praticidade” aos consumidores. Essas mudanças que por um tempo foram consideradas um avanço custaram caro para o nosso bolso e nossa saúde.

Felizmente, nos últimos dois ou três anos estou percebendo um retorno às origens, um resgate da simplicidade e a valorização do que realmente é bom.

O mundo está voltando a valorizar a comida de mãe, a refeição preparada pela vó, o piquenique no parque, a festa de aniversário feita em casa, a marmita que levamos para o trabalho, amigos que preferem organizar jantares em casa para cozinhar, mesmo sem ter grandes habilidades culinárias.

Estamos focando nos bons momentos no afeto de colocar a mão na massa e oferecer uma comida simples, mas com ingredientes frescos, com amor.

Essa nova tendência me faz transbordar de alegria, vejo pessoas indo para a cozinha e aprendendo, deixando de comprar produtos industrializados, dando mais valor ao caseiro do que em comprar a melhor marca daquele produto.

Aqui na cozinha do Mel e Pimenta, cada vez mais tenho buscado inserir receitas de produtos que estamos acostumados a comprar e nem sequer paramos para pensar se poderíamos fazer em casa, por isso hoje estou trazendo uma receita de ketchup caseiro simplesmente maravilhoso, afinal de contas só leva bons ingredientes.

A receita vem do lindo blog Cozinha da Matilde que se inspirou no livro Chefs – Segredos e Receitas e fez algumas alterações.

Espie a receita de ketchup caseiro e arrisque-se, a recompensa será um sabor incrível.

 

Como fazer ketchup caseiro

Veja também essa receita de Passata de Tomate e um Ketchup feito com as sementes.

receita de Ketchup Caseiro

 

Receita de ketchup caseiro
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um receita de ketchup caseiro para você fazer e deixar de comprar
Autor:
Categoria: Molhos
Cozinha: Caseira
Palavras-Chave:
como fazer ketchup, Faça em casa, Homemade, Ketchup, Ketchup caseiro, Receita de catchup caseiro,
Ingredientes:
  • 2 k de tomates maduros italiano em cubos
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 1 xícara de cebola em cubos
  • 250 g de maçã sem casca em cubos
  • 6 cravos-da-índia
  • 1 colher (sobremesa) de sementes de mostarda
  • 1 pau de canela quebrado em pedaços (uns 5 cm são suficientes)
  • ½ colher (chá) de sementes de coentro
  • 1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco – separar ½ xícara + ½ xícara
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de sal
Modo de fazer:
  1. Em uma panela alta e de fundo grosso coloque o tomate, o extrato, a cebola, a maçã, os cravos, a canela, as sementes de mostarda, as sementes de coentro, meia xícara de vinagre e o sal.
  2. Leve a panela ao fogo alto e assim que começar a ferver baixe o fogo, cozinhe com a panela sem tampa até reduzir a um terço do volume.
  3. Esse processo leva aproximadamente uma hora, sendo nos últimos 20 minutos você pode aumentar o fogo. É importante mexer com frequência para não grudar no fundo da panela.
  4. Passe a mistura pelo mixer ou liquidificador para dar uma leve triturada.
  5. Peneire essa mistura pressionando até que todo o molho seja extraído e fiquem só as sementes, peles e especiarias na peneira. Descarte o resíduo.
  6. Coloque o ketchup de volta na panela lavada, acrescente o vinagre e o açúcar.
  7. Leve ao fogo novamente e cozinhe até obter um ketchup encorpado. Aqui em casa levou uma hora em fogo baixo e mexendo com frequência.
  8. Nessa etapa vai respigar bastante, mas faz parte, só não use tampa, pois o vapor não vai ajudar a obter a consistência desejada.
  9. Guarde em vidros e armazene na geladeira.
 

Ketchup 1 Baixa

 

Ketchup 2 Baixa

 

Ketchup Caseiro | Um retorno às origens

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

receita de Ketchup Caseiro

 

Ketchup Caseiro

13 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação:  

    • Avatar de melepimenta
    • Avatar de melepimenta
    • Avatar de melepimenta
  • Avatar de Ana Paula Camargo Lazzarotto
    • Avatar de melepimenta