Faça em casa, Molhos, Para Presentear, Salgadas

Ketchup Caseiro | Um retorno às origens

Esse blog existe há pouco mais de quatro anos, é pouco tempo, mas a cozinha está na minha vida desde que me conheço por gente, até quando não tinha idade para cozinhar a brincadeira era misturar ingredientes, montar pratos e fingir que estava comendo.

Ao longo desse tempo eu percebia uma espécie aversão à cozinha, um orgulho por não saber cozinhar e encher os armários e geladeiras de produtos prontos para consumo.Essa tendência gerou um grande crescimento da indústria que enlatou e embalou tudo o que poderíamos imaginar, ela desvendou novas formas de conservar e entregar a tal “praticidade” aos consumidores. Essas mudanças que por um tempo foram consideradas um avanço custaram caro para o nosso bolso e nossa saúde.

Felizmente, nos últimos dois ou três anos estou percebendo um retorno às origens, um resgate da simplicidade e a valorização do que realmente é bom.

O mundo está voltando a valorizar a comida de mãe, a refeição preparada pela vó, o piquenique no parque, a festa de aniversário feita em casa, a marmita que levamos para o trabalho, amigos que preferem organizar jantares em casa para cozinhar, mesmo sem ter grandes habilidades culinárias.

Estamos focando nos bons momentos no afeto de colocar a mão na massa e oferecer uma comida simples, mas com ingredientes frescos, com amor.

Essa nova tendência me faz transbordar de alegria, vejo pessoas indo para a cozinha e aprendendo, deixando de comprar produtos industrializados, dando mais valor ao caseiro do que em comprar a melhor marca daquele produto.

Aqui na cozinha do Mel e Pimenta, cada vez mais tenho buscado inserir receitas de produtos que estamos acostumados a comprar e nem sequer paramos para pensar se poderíamos fazer em casa, por isso hoje estou trazendo uma receita de ketchup caseiro simplesmente maravilhoso, afinal de contas só leva bons ingredientes.

A receita vem do lindo blog Cozinha da Matilde que se inspirou no livro Chefs – Segredos e Receitas e fez algumas alterações.

Espie a receita e arrisque-se, a recompensa será um sabor incrível.

Ketchup caseiro

Ingredientes:

2 k de tomates maduros italiano em cubos
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 xícara de cebola em cubos
250 g de maçã sem casca em cubos
6 cravos-da-índia
1 colher (sobremesa) de sementes de mostarda
1 pau de canela quebrado em pedaços (uns 5 cm são suficientes)
½ colher (chá) de sementes de coentro
1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco – separar ½ xícara + ½ xícara
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal

Modo de fazer:
Em uma panela alta e de fundo grosso coloque o tomate, o extrato, a cebola, a maçã, os cravos, a canela, as sementes de mostarda, as sementes de coentro, meia xícara de vinagre e o sal.

 

Leve a panela ao fogo alto e assim que começar a ferver baixe o fogo, cozinhe com a panela sem tampa até reduzir a um terço do volum/e. Esse processo leva aproximadamente uma hora, sendo nos últimos 20 minutos você pode aumentar o fogo. É importante mexer com frequência para não grudar no fundo da panela.
Passe a mistura pelo mixer ou liquidificador para dar uma leve triturada.
Peneire essa mistura pressionando até que todo o molho seja extraído e fiquem só as sementes, peles e especiarias na peneira. Descarte o resíduo.
Coloque o ketchup de volta na panela lavada, acrescente o vinagre e o açúcar. Leve ao fogo novamente e cozinhe até obter um ketchup encorpado. Aqui em casa levou uma hora em fogo baixo e mexendo com frequência.
Nessa etapa vai respigar bastante, mas faz parte, só não use tampa, pois o vapor não vai ajudar a obter a consistência desejada.