Faça em casa, Lanches e Petiscos, Salgadas, Vegetarianas

Petisco crocante de grão-de-bico

Hoje tem uma dica deliciosa para harmonizar com a escolhida dentre as quatro cervejas que recebi da Ohmybeer. Como já contei para vocês, a Ohmybeer é um clube de cervejas de assinatura mensal que manda para a sua casa rótulos muito bem selecionados para surpreender você a cada mês.

Nessa edição recebi a belga La Cress, a holandesa Emelisse Tipa, a bem brasileira Dubbel da cervejaria Tupiniquim e a escolhida Ich Bin Ein Berliner fabricada em Porto Alegre.

A Ich Bin Ein Berliner é uma cerveja de trigo do estilo Berliner Weisse, leve, com sabor azedo e ácido, com toque de maracujá, doce de abóbora e cravo. Ela é uma cerveja muito refrescante e perfeita para acompanhar um petisco, então decidi preparar esse crocante e bem temperado salgadinho.

Há alguns dias atrás eu queria usar grão-de-bico na cozinha, então aproveitei e já coloquei uma embalagem de meio quilo de grão-de-bico de molho com intenção usar o pacote todo para várias receitas e foi bem legal, saiu petisco, bolo e hambúrguer tudo de grão-de-bico e muito gostosos.

Agora vamos falar da primeira receita que é esse petisco delicioso e super divertido de fazer em casa. Ele substitui à altura os crocantes amendoins industrializados que são gostosos, mas são cheios de sódio, corantes, aromatizantes e sabores artificiais.

Petisco crocante de grão-de-bico

Ingredientes:
2 xícaras de grão-de-bico cozido (al dente)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Para temperar use os temperos que preferir, eu usei: pimenta cayena, pimenta vermelha, pimenta síria, cominho, açafrão, alho desidratado.
Sal

Modo de fazer:
Na véspera deixe o grão-de-bico de molho. Depois desse tempo escorra o grão-de-bico, coloque em uma panela com água e sal e cozinhe até ficar macio, mas ainda al dente.

Escorra, deixe em uma peneira para eliminar todos os líquidos, depois coloque o grão-de-bico em uma tigela e adicione o azeite de oliva e os temperos.

O cozimento tem duas opções:

No forno: você pode colocar em uma forma e levar para assar a 220C até que fiquem crocantes mexendo com frequência.

Air Fryer: Colocar o grão-de-bico na gaveta e deixar por 30 minutos a 200C mexendo sempre a cada 5 a 10 minutos.

Assim que o grão-de-bico estiver crocante coloque em um prato, deixe esfriar, polvilhe um

de sal e sirva.

Petisco de grãodebico Baixa 1

 

 

Petisco de grão de bico

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *