Hambúrgueres, Lanches e Petiscos, Salgadas, Saudáveis, Sem Fritura, Sem Glúten, Vegetarianas

Hambúrguer de grão-de-bico

Hoje está pintando mais uma receita de hambúrguer saudável e delicioso, você pode fazer vários hambúrgueres e deixar congelado para usar nas horas que não tem tempo ou vontade de cozinhar.

No meu caso, como é possível perceber eu amo cozinhar, mas gosto de cozinhar para outras pessoas, não curto comer sozinha, mas durante o dia acabo ficando solita em casa, então gosto de deixar essas opções no congelador, aí monto uma salada em bonita, preparo um acompanhamento gostosinho e pronto.

Do ponto de vista nutricional, o grão-de-bico é um legume nutritivo e rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, sua casca é riquíssima em fibras solúveis que auxiliam o funcionamento gastrointestinal.

Essa receita é uma ótima opção para os vegetarianos e intolerantes a glúten e lactose, no caso do glúten é só fazer garantir que as farinhas sejam totalmente livres dessa proteína.

 

Hambúrguer de grão-de-bico

Ingredientes – rende 3 a 4 unidades
2 xícaras de grão-de-bico cozido bem escorrido
1 talo de alho-poró (parte branca) picado
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
Salsinha picada
1 ovo ligeiramente batido
1 colher (sopa) de farinha (trigo ou arroz)
2 colheres (sopa) de aveia em flocos médios  (se necessário use sem glúten)
Farinha de rosca (se necessário use sem glúten)
Pimenta moída
Sal

Modo de fazer:
Amasse o grão de fico com um garfo ou passe no processador até obter uma farofa ainda granulada, não deixe virar pasta para manter a textura.

Coloque em uma tigela e adicione a cebola, o alho-poró, o alho, a salsinha, sal, pimenta e o ovo, misture bem até chegar a uma mistura homogênea. Acrescente a colher de farinha e a aveia, misture e comece adicionar farinha de rosca, não precisa muito. Use apenas a quantidade para que a massa fique homogênea, integrada e moldável.

Caso seja necessário acrescente um pouco mais de farinha, a necessidade pode variar de acordo com o tamanho do ovo e a umidade presente nos grãos.

Modele os hambúrgueres, você pode congelar por até quatro meses.

Para o preparo você pode levar ao forno aquecido em uma forma untada até que fique dourado e firme no centro, se preferir prepare na fritadeira sem óleo a 200C até que fique bem douradinho.

Monte o hambúrguer de acordo com a sua preferência, você também pode preparar sem pão, apenas com uma salada e um molho.

O meu foi preparado assim…

Coloquei o hambúrguer na air fryer e enquanto isso cortei uma cebola em rodelas grossinhas, levei ao fogo em uma frigideira com uma colher de manteiga e meia de açúcar mascavo. Refoguei bem e em seguida comecei a adicionar colheradas de vinho do porto, usei mais ou menos meia xícara, sempre deixando evaporar o álcool. Finalizei com umas gotinhas de vinagre balsâmico e uma pitada de sal.

Coloquei uma colher de coalhada seca no centro do hambúrguer, cobri com as cebolas e espalhei raspas de queijo. Preparei uma salada bem colorida e pronto.

A combinação ficou uma delícia.

src=”http://melepimenta.com/wp-content/uploads/2015/10/Hambúrguer-de-linguiça-defumada-2.jpg” alt=”” width=”400″ height=”600″ />