Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão integral de cacau e passas

Fazer pão em casa não é tão difícil quanto se imagina, requer tempo de fermentação, mas o preparo em si não é nada tão complicado. Eu tenho feito cada vez mais pães em casa e sempre procuro fazer com um sabor diferente, assim não enjoamos dos sabores.

Normalmente eu faço pães integrais, além de mais saudáveis, eles são os meus prediletos. Nas minhas variações dentre os integrais, eu já tinha preparado uma receita de pão australiano que leva cacau, igual ao do restaurante Outback e esses dias conheci uma nova receita que é um pouco diferente e leva passas e fui pra cozinha testar.

O resultado é incrível, é um pão sofisticado, com texturas e sabores interessantes. Levei o pão para casa de um casal de amigos para servir com a Marinada de Abobrinha e o Carpaccio de tomate, a combinação ficou ótima e o pão foi devorado.

 

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral (usei de centeio)
1/2 xícara de aveia em flocos finos
1/4 de xícara de cacau em pó
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de melado de cana ou mel
1/2 xícara (chá) de uvas passas pretas

1 colher (sobremesa) rasa de sal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 e 1/2 xícara de água morna

Modo de fazer:
Em uma tigela misture as farinhas, a aveia, o cacau, o fermento, o açúcar, o sal e misture bem.
Em uma tigela pequena misture a água morna, a manteiga derretida e o melado.
Aos poucos comece a adicionar essa mistura até obter uma massa macia e homogênea. Caso seja necessário acrescente um pouquinho de farinha, mas não exagere, ela deve grudar ligeiramente na mão para manter a maciez.
Acrescente as passas e sove por mais alguns minutos sobre a bancada. Coloque a massa em um recipiente, cubra com um pano e deixe crescer por aproximadamente 1 hora, o volume dela deve dobrar.
Nesse momento coloque a massa sobre a bancada enfarinhada, amasse o suficiente para expulsar o ar e molde um pão médio ou dois pequenos. Acomode os pães em uma forma untada e leve para crescer por 30 minutos.
Leve ao forno preaquecido a 220º e asse até dourar.

Dica: Para saber se o pão está pronto de batidinhas na parte inferior, o som deve ser oco.Conheci a receita no blog Cozinha da Nise e fiz algumas alterações.