Hambúrgueres, Pães e Pizzas, Salgadas

Pão de hambúrguer caseiro

Como sempre falo por aqui cozinhar é uma belíssima demonstração de afeto, então quando você quiser fazer hambúrgueres em casa e tiver um tempo disponível tente preparar o pão em casa, o resultado final é espetacular.

Esse pão é o eleito aqui de casa, desde que testei essa receita nós só fazemos essa e nos negamos a comprar pão de hambúrguer pronto. É um pão macio, saboroso e que faz toda a diferença.

Conheci essa receita maravilhosa no site O Hamburguer Perfeito lá tem dicas e receitas de hambúrgueres maravilhosos.

 

 

Pão de hambúrguer caseiro

Ingredientes (rende 6 pães):

3 xícaras de farinha (aprox. quanto mais calor e umidade no dia, mais absorvente vai ficar a farinha)
1 tablete de fermento biológico fresco ou 1 colher (sopa) de fermento biológico granulado
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de leite integral aquecido
1/2 colher (sopa) generosa de manteiga
1/2 colher (sopa) generosa de margarina (se preferir use somente manteiga)
2 colheres (sopa) cheias de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 ovo (dependendo do tamanho, você pode precisar de mais ou menos farinha na receita)
Maionese o quanto baste para untar os pães
Um pouco mais de farinha para polvilhar a bancada e a forma onde os pães irão assar.

Modo de fazer:

Em uma vasilha grande, misture a água morna com o fermento biológico para dissolvê-lo.

Em outro pote separado, misture a manteiga e a margarina no leite para que derretam. Essa mistura deve estar levemente morna na hora de misturar com os outros ingredientes.
Comece acrescentando o açúcar e o ovo na mistura de fermento e água mexa bem para diluir e integrar os ingredientes. Em seguida acrescente também a mistura de leite, com manteiga e margarina que já deve estar na temperatura correta e misture tudo.
Agora comece a acrescentar a farinha aos poucos, após colocar as duas primeiras xícaras você pode colocar o sal, vá misturando com uma colher até das liga. Acrescente a farinha conforme a massa for absorvendo. Quando a massa estiver mais consistente coloque a mão na massa.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e comece a trabalhá-la, vá esticando e dobrando a massa sobre si mesma para que fique bem sovada.
Faça isso por pelo menos 5 minutos para obter pães bem fofinhos. O segredo dessa etapa é não adicionar mais farinha do que realmente é necessário, a massa deve ficar molinha, mas não extremamente grudenta. Então vá enfarinhando a superfície e trabalhando a massa com paciência. Ela estará no ponto ideal quando estiver firme, mas grudando levemente nas mãos.
Polvilhe um pouco de farinha na mesma vasilha que você usou para fazer a massa, acomode a massa lá dentro, cubra com um pano limpo e deixe descansar por uma hora, a massa deve dobrar de tamanho.
Depois de uma hora, coloque a massa sobre a bancada, expulse ligeiramente o ar, divida a massa em seis partes iguais, boleie até formar pães redondinhos.  Acomode-os em uma forma enfarinhada e considere que eles ainda vão crescer mais, então deixe um espaço entre eles.
Cubra novamente e deixe descansar por 20 minutos.
Aqueça o forno em temperatura máxima 10 minutos antes. Na hora de colocar no forno, pincele delicadamente os pães com maionese e leve par assar por uns 15 a 20 minutos. Vai depender de cada forno.
Pão de Hambúrguer Caseiro