Faça em casa, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Queijo cottage caseiro

Já falei algumas vezes aqui no blog sobre meu empenho em preparar cada vez mais meu alimento em casa, normalmente faço pães, iogurte e assim por diante. Agora tenho começado a buscar formas de fazer em casa aqueles produtos que nem imaginamos que podem ser feitos em casa, por exemplo o queijo mascarpone que postei há alguns dias.

Hoje estou trazendo mais uma dessas receitas, é o queijo cottage que a receita é absurdamente simples e não faz sentido algum comprar esse produto pronto que é bem caro e o caseiro é igualzinho. Você pode servir o queijo com pães, geleias, sanduíches e até montar opções de entrada temperando com tomates secos e manjericão, cebolinha, salsinha e assim por diante.

Confira a receita e faça seu queijo em casa, assim você consome menos produtos industrializados, cuida da sua saúde e do seu bolso.

 

Queijo cottage caseiro

Ingredientes:
1 l de leite pasteurizado
3 colheres (sopa) de suco de limão
Creme de leite ou iogurte natural (opcional)
Sal

Modo de fazer:
Leve o leite ao fogo, quando ele estiver quase levantando fervura desligue o fogo. Acrescente sal, coloque uma colher de suco de limão por vez mexendo. Nessa etapa o leite vai talhar, dependendo da marca e características do leite ele pode criar grumos miúdos ou graúdos, isso é normal.

Coloque uma peneira grande sobre uma tigela funda, cubra a peneira com um pano de prato de algodão (escolha um pano novo e limpo) despeje o leite talhado sobre o pano, retire a primeira leva de soro da tigela e leve para a geladeira por uma hora.

É importante que o fundo da peneira não fique em contato com o soro que está na tigela, por isso escolha um recipiente que mantenha a peneira longe do fundo.

Depois de escorrer coloque em um pote e para deixar mais cremoso adicione o creme de leite ou iogurte a gosto.

O queijo dura uma semana na geladeira em um pote esterilizado e bem fechado.

Observação: Além da variação do tamanho dos grumos, para algumas pessoas o leite não talha, isso pode acontecer em função da temperatura, o leite não pode ferver, mas deve quase ferver. Outro detalhe é o tipo de leite e suas características, caso seja necessário acrescente mais uma colher de limão, mas só faça isso se realmente for necessário, pois o limão pode deixar sabor muito forte.

Você sabia que o soro é um líquido valioso? Aproveite o líquido que seria descartado para fazer um pão divinamente macio. A receita está aqui.