Doces, Lanches, Sobremesas

Eclairs e Carolinas com creme de confeiteiro

O creme de confeiteiro e massa choux são clássicos da culinária francesa, mas isso não significa que o preparo de ambos seja algo muito complicado, o importante é seguir as proporções e os passos descritos abaixo.

Com os dois você pode fazer inúmeras receitas, com o creme de confeiteiro você pode rechear sonhos, bolos, naked cake, mil folhas e muito mais. A massa choux também é super versátil e usada em muitas receitas, inclusive salgadas, pois o sabor dela é neutro, sua massa fica oca, o que facilita a inserção de recheios.

Quando eu fiz a receita testei as eclairs que são as tiras compridas e também as carolinas que são as pequenas bolinhas.

Massa choux

125 ml de leite
125 ml de água
100 g de manteiga em cubos
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar refinado
150 g de farinha de trigo
4 ovos
1 gema batida com uma colher de leite

Modo de fazer:
Leve ao fogo baixo uma panela misture o leite, a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Assim que ferver desligue o fogo e adicione a farinha mexendo com uma colher de pau até obter uma mistura lisa.

Leve a panela novamente ao fogo médio e mexa sem parar por um minuto, em seguida passe a mistura para uma tigela.

Adicione um ovo por vez incorporando delicadamente com a colher de pau.

Quando os ovos estiverem bem incorporados à massa deve estar brilhosa e com uma consistência espessa. Nesse momento a massa está pronta para ser usada.

Se não for utilizar a massa imediatamente, pincele levemente com a gema batida com leite para não ressecar.

E uma forma untada você pode preparar as éclairs, elas podem ser feitas usando colheres para modelar ou usando um saco de confeiteiro com um bico de pitanga (o saco facilita muito). Cada éclair deve ter aproximadamente 10 cm de comprimento por 2 cm de largura. Asse a 180C por 15 a 20 minutos. Elas devem ficar crocantes por fora e macias e ocas por dentro.

Deixe esfriar, em seguida corte-as ao meio recheie com o creme de confeiteiro ou outro de sua preferência. Se desejar passe a parte superior da éclair em ganache e pronto.

Creme de confeiteiro

6 gemas
125 g de açúcar refinado
40 g de farinha de trigo
500 ml de leite
1 fava de baunilha cortada no sentido do comprimento

Modo de fazer:
Em uma vasilha bata as gemas com um terço do açúcar até obter uma consistência ligeiramente elástica. Adicione a farinha batendo bem.

Em uma panela aqueça o leite com o restante do açúcar e a fava de baunilha.

Assim que o leite começar a ferver, adicione aos poucos à mistura de gemas mexendo sem parar para não coagular. Misture bem e depois despeje novamente na panela e leve ao fogo médio, mexendo sem parar como batedor de arame (fouet). Deixe borbulhar por 2 minutos e transfira para uma tigela.
Cubra com filme plástico, o filme deve ficar colado ao creme, pois a presença de ar pode criar uma espécie de crostinha sobre ele.

Guarde o creme na geladeira até a hora de usar, descarte a fava de baunilha e pronto.

Ganache de chocolate 

100 g de chocolate amargo
100 g de creme de leite fresco (teor de gordura de 35%)
Modo de fazer:
Pique o chocolate e coloque em uma tigela. 
Leve ao fogo baixo uma panela com o creme de leite e assim que começar a ferver desligue o fogo e despeje sobre o chocolate. Aguarde 1 minuto mexendo com uma espátula até ficar liso e brilhante.
Agora ele está pronto para usar. Você pode guardar na geladeira e derreter em banho-maria quando quiser utilizar novamente.