Entradas, Faça em casa, Para Presentear, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Coalhada seca | Labneh

O Labneh é um queijo muito tradicional no Oriente Médio e sudeste da Ásia, dependendo da região é conhecido como coalhada seca, labaneh, queijo de iogurte e dahi.

Em cada região o Labneh é servido de maneiras diferentes e possui suas peculiaridades, na Grécia ele costuma ele vai à mesa como sobremesa com mel, na Palestina polvilha-se záhtar e azeite, na Jordânia é muito comum encontrar o queijo mergulhado em azeite.

O preparo desse queijo não dá nada de trabalho, você só não pode ter pressa para experimentar, pois ele precisa ficar descansando para liberar o soro. Você vai amar esse queijo que pode ser servido com pães, em sanduíches, saladas e tudo que a sua imaginação permitir.

Na foto mostro as variações de sabores que preparei para servir no jantar, fiz uma camada sobre o queijo. Você pode usar a criatividade e preparar com os seus ingredientes preferidos ou servir puro.
– Queijo original;
– Polvilhado com záhtar, cebolinha, salsinha e azeite de oliva;
– Tomates secos, manjericão e azeite de oliva;
– Mel e nozes quebradas.

Coalhada seca | Labneh

Ingredientes:
1 litro de leite integral pasteurizado (de saquinho)
1 pote de iogurte natural
Sal a gosto
Pano de algodão (novo e limpo)

Modo de fazer:
Coloque o leite em uma panela, leve ao fogo até ferver, desligue o fogo e deixe o leite esfriando até que fique morno, ele estará na temperatura correta quando você conseguir manter o dedo mergulhado no leite por 10 segundos sem se queimar. Nesse momento adicione o iogurte e misture bem, tampe a panela, envolva com uma toalha e coloque em um forno (desligado) por 8 a 10 horas.

Depois desse tempo abra a panela, coloque sal e misture. Acomode uma peneira sobre uma panela ou tigela, coloque o pano de prato sobre a peneira, despeje a mistura. O tempo de descanso e remoção do soro transformará seu iogurte em queijo cremoso.

É importante que o soro não tenha contato com o fundo da peneira para que o queijo escorra bem, então escolha uma panela ou recipiente alto e retire o soro formado sempre que necessário.

Para obter o queijo você deve deixar o soro escorrendo por no mínimo 24 horas. Pode-se deixar de 1 a 5 dias nesse processo de maturação. Quanto mais tempo escorrendo mais firme ele ficará, quando deixado por 4 a 5 dias você pode moldar bolas de queijo usando uma colher de sobremesa e depois conservar o queijo em um vidro com azeite de oliva, pimenta e ervas frescas, como eu fiz na foto abaixo.

Durante esse período de retirada do soro o queijo deve ficar sempre na geladeira. Se você optar por fazer as bolinhas, por isso o queijo ficará cinco dias escorrendo, troque o pano na metade do período.

Para servir de forma pastosa e temperada como na foto seguinte, eu deixei por três dias escorrendo e servi acompanhando de pães em um jantar. O resultado foi um queijo incrível e muito elogiado.

Dica: Guarde o soro, pois ele vale ouro. Você pode fazer inúmeras receitas e uma delas está aqui Pão de Soro de Leite.