Bolos, Doces, Leves, Saudáveis, Sem Farinha, Sobremesas

Bolo encharcado de laranja e amêndoas

Essa receita me surpreendeu demais, quando fui para a cozinha não esperava algo tão incrível, no blog da Rita Lobo, onde conheci essa receita, ela o descreve como “o melhor bolo da vida” e é bem isso. Normalmente eu não gosto de alguns bolos de laranja comuns e fofinhos, curto bolos com textura e por isso adorei esse.

É um bolo denso, mas delicadíssimo, completamente encharcado pelo suco de laranja, é o tipo de bolo para fazer como sobremesa, receber amigos, não tem nada a ver com um bolinho de toda hora.
Ah e essa delícia fica ainda melhor no dia seguinte. 🙂

 

 

Ingredientes:

8 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 ¾ de xícara (chá) de farinha de amêndoas (200 g)
raspas de 2 laranjas grandes
2 colheres (chá) de canela em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilha a forma

Caso você tenha problemas com glúten use outra farinha para polvilhar
Para a calda e montagem
2 xícaras (chá) de suco de laranja fresco
1 xícara (chá) de açúcar
1 laranja cortada em gomos
Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 180C. Unte com manteiga uma forma redonda, de preferência com aro removível. Polvilhe farinha e bata para remover o excesso.Separe as gemas das claras. Coloque as claras na tigela da batedeira e as gemas em uma tigela grande.

Na tigela das gemas coloque o açúcar, a canela, as raspas de laranja e misture muito bem com um batedor de arame. Depois que os ingredientes estiverem bem misturados, acrescente a farinha de amêndoas.

Na batedeira, bata as claras em neve, até que fiquem firmes. Misture 1/3 das claras às gemas. Com uma colher mexa bem. Agora junte o restante das claras e incorpore com uma espátula. Faça movimentos circulares, de baixo para cima, delicadamente, mas sem demora. Como esse bolo não leva fermento essa etapa é essencial para manter a leveza da massa.

Coloque a massa na forma preparada e asse por 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito, ele deve sair limpo.

Retire o bolo do forno e espere esfriar um pouco, pelo menos 10 minutos. Passe uma faca na lateral entre o bolo e a forma e depois solte o aro, mas não tire da base antes de esfriar.

Se você fez em forma comum espere esfriar completamente antes de virar, pois o bolo é muito delicado.

 

Para a calda: Enquanto o bolo assa misture os ingredientes da calda e assim que ferver desligue.Coloque o bolo já frio em um prato fundo e calmamente regue a calda aos poucos, espere absorver e volte a regar o bolo até acabar a calda, lembrando de colocar bastante nas bordas. Decore com gominhos da laranja e sirva.

Não tenha medo de usar toda a calda, repita a operação várias vezes, ele deve ficar bem encharcado e fica uma delícia.

Bolo Encharcado de laranja e amendoas

 

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *