Acompanhamentos, Salgadas, Saudáveis, Sem Fritura, Vegetarianas

Batata-doce rústica e nada de fritura

Algumas vezes eu já falei rapidamente aqui no blog sobre ter uma fritadeira sem óleo, a air fryer, já tenho a minha há um ano e meio e não canso de repetir “foi a melhor compra dos últimos tempos”.

Circulando na internet eu vejo pessoas arrependidas por terem comprado, dizendo que não conseguem usar, eu sinceramente não entendo, pois a fritadeira é fácil de usar, a comida fica deliciosa, prevalece o sabor dos ingredientes e não o cheiro e gosto de óleo usado na fritura.

Antes de comprar me lembro de ouvir comentários de que a comida fica parecida com assada no forno, afirmo com toda a certeza que não, é completamente diferente, pois ela deixa os alimentos crocantes, mas sem ressecar por dentro, ela mantém a umidade, coisa que não acontece no forno.

Aqui em casa nós usamos muito, preparamos de batatas, bolinhos, pasteis e até as mais variadas carnes. Já preparamos medalhão de filé, no ponto perfeito nela.

Enfim, na minha opinião eu aconselho muito a compra de uma fritadeira sem óleo, vale cada centavo, a comida é uma delícia, sua casa não fica fedendo a gordura e saúde da sua família agradece.

Aqui tem uma receita deliciosa de batata-doce que você pode fazer na sua air fryer ou preparar no forno. Fica uma delícia.

 

Batata-doce rústica

Ingredientes:
500 g de batata-doce
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 dente de alho bem picado
Ervas a gosto (alecrim, ervas finas, orégano, tomilho)
1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
Páprica picante (a gosto)
Sal

Modo de fazer:
Aqueça o forno ou a sua fritadeira sem óleo (air fryer) a 220C.

Descasque as batatas e corte em palitos uniformes. Coloque o dente de alho picado, regue com o azeite de oliva e misture para que todas as batatas fiquem levemente untadas.

Em uma pequena tigela misture a farinha, a páprica e as ervas escolhidas, misture e polvilhe sobre as batatas. Misture bem para que todas as faces sejam levemente tocadas pela farinha temperada.

Coloque na air fryer ou em uma forma levemente untada para ir ao forno e deixe até que as batatas fiquem macias por dentro e levemente douradinhas por fora. Na fritadeira levou menos de 20 minutos.

Polvilhe sal e pimenta e sirva.

Servi as batatas acompanhadas de uma salada de folhas de alface rasgadas, tomates secos, mussarela de búfala e nozes.