Doces, Docinhos, Sobremesas

Tortinha de Spekulaas Wafel com banana e doce de leite

O post de hoje não é exatamente uma receita, mas é uma dica de dois produtos deliciosos que pode ser consumidos com um café quentinho, mas usando a criatividade podem se transformar em deliciosas sobremesas.

Estou falando do Stroopwafel e dos Spekulaas Wafel produzidos pelo Moinho Wafers, empresa gaúcha sediada em Ivoti, mas que segue o autêntico jeitinho Holandês de preparar essa delícia.

O Stroopwafel é docinho, recheado com caramelo que você pode colocar sobre a sua xícara de café e esperar que o caramelo derreta… Já os Spekulaas Wafel não são recheados, mas são preparados com o uso de especiarias como cardamomo, canela, coentro, cravo, erva-doce, noz-moscada e gengibre que conferem um sabor totalmente especial.

Como eu falei lá no início do texto, com um pouco criatividade você pode apreciar essas delícias de outras formas. Pensando nas especiarias do Spekulaas Wafle eu decidi montar tortinhas de banana com doce de leite e chantilly. A sobremesa fica pronta em poucos minutos e o prazer de degustar uma mistura tão deliciosa dura por horas.

Tortinha de banana e doce de leite

Ingredientes:

Spekulaas Wafel (3 unidades para cada tortinha)
Doce de leite
Banana em rodelas
Canela em pó
Chantilly (industrializado ou caseiro)
Para fazer em casa eu usei caseiro 100 ml de creme de leite + 1 colher de sobremesa de açúcar confeiteiro, gotinhas de baunilha – Usei em duas tortinhas e ainda restou um pouco.

Modo de fazer:
Se você quiser preparar o chantilly em casa bata o creme de leite até obter picos suaves, acrescente o açúcar e a baunilha e bata até obter picos firmes. Reserve.

Para a montagem passe em um dos lados do Spekulaas Wafel uma fina camada de doce de leite, cubra com as bananas. Passe doce de leite no segundo wafel e coloque sobre a banana. É importante que a banana fique em meio às duas camadas de doce de leite para que ajude a firmar.

Passe doce de leite no wafel que ficou por cima, cubra com banana, acomode mais um wafel com doce de leite em um dos lados e finalize com chantilly e canela.

Sirva com um café bem forte.

Curta a página do Stroopwafel Moinho e acompanhe as novidades.