Acompanhamentos, Carnes, Salgadas, Suína

Polenta de batata-doce e lombo ao molho de bergamota | OhMyBeer

Como já contei antes por aqui, tenho uma parceria super legal com o clube de cervejas Ohmybeer e todo o mês me esmero pra preparar uma receita legal pra harmonizar com uma das cervejas que recebo. Eu sou uma apreciadora que está aprendendo sobre o mundo cervejeiro e essa experiência de receber rótulos selecionados por eles tem sido muito rica e cheia de descobertas.
O último kit que recebi veio com a escocesa Òrach Slie, a americana Rubicon Ipa, a paulista Lemondrop e a americana Brother Thelonious que foi a escolhida para essa harmonização, a cerveja é uma Belgian Strong Ale bem complexa com notas de anis, coentro e alcaçuz. Tem sabor levemente frutado e apimentado.
Na semana passada participei dos cursos e palestras do Mesa ao Vivo RS e saí de lá com uma mensagem principal: valorizar os produtos do nosso estado, da nossa região. O Brasil é uma terra rica, cheia de sabores na maioria das vezes desconhecidos e todos nós devemos dar mais valor às nossas origens, aos nossos produtosPensando nisso preparei esse prato, fazendo uma polenta de um jeito diferente, mas sem perder as raízes, ela ficou super delicada e saborosa, e para acompanhar fiz um lombo suíno temperado com as amadas bergamotas ou mexericas que ficou marinando por 12 horas.

 Polenta de batata-doce e lombo ao molho de bergamota

Ingredientes:

1k de lombo suíno
Suco de quatro bergamotas (mexerica ou tangerina)
½ xícara de vinho branco seco
4 rodelas de gengibre sem casca
1 colher de (sobremesa) de shoyu
3 dentes descascados
Ervas: sálvia, alecrim e manjerona
Sal e pimenta
Azeite de oliva
Papel alumínio
Polenta:
2 xícaras de batata-doce cozida e amassada
1 litro de água
1 xícara de farinha de milho fina (aproximadamente)
Sal
Modo de fazer:
Em uma tigela pequena esprema as bergamotas para obter o suco, adicione o vinho e o shoyu e misture.
Em um recipiente tempere o lombo com pimenta, um pouco de sal e regue com o suco de bergamota preparado. Coloque as ervas picadas, o gengibre os dentes de alho.
Feche o recipiente com uma tampa ou filme plástico e leve para a geladeira para marinar por no mínimo 2 horas, eu temperei na véspera e acho que é o tempo ideal.
Preaqueça o forno a 220C.
Para que a carne mantenha os líquidos é importante selar, para isso, leve ao fogo uma frigideira ou uma panela e aqueça muito bem, em seguida regue com um fio de azeite de oliva e acomode a carne (reserve a marinada). Em fogo alto doure todos os lados sem perfurar a peça com garfo para manter os sucos lá dentro.
Assim que todos os lados estiverem bem dourados coloque a carne em uma forma e regue com algumas colheradas da marinada, cubra com papel alumínio e leve para assar por 30 minutos. Depois desse tempo retire o alumínio e asse até dourar, regando com o caldo da marinada e virando.
Para a polenta: Coloque a água em uma panela e leve para ferver, enquanto isso passe o purê de batatas por uma peneira para eliminar possíveis grumos (se a batata estiver quente fica mais fácil).
Assim que a água estiver fervendo adicione a pasta de batatas e mexa usando o fouet (batedor de arame). Deixe no fogo até voltar a ferver, adicione uma pitada de sal e comece a adicionar a farinha aos poucos até obter a consistência desejada, mexendo bem para evitar grumos.
Cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos, ajuste o sal e está pronta.
Para a montagem sirva polenta, coloque o lombo, regue com o molho do cozimento e se desejar use brotos para finalizar.