Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão integral de batata-doce

Atualmente comer batata-doce virou moda, elas realmente são super nutritivas, tem baixo índice glicêmico e por isso, viraram as queridinhas do momento. Eu sempre gostei muito de batata-doce, bem antes dessa “descoberta”, na casa dos meus pais sempre teve em abundância, mas não tínhamos o hábito de preparar pratos usando a batata. Essa onda acaba trazendo ideias então hoje preparo a receita de vários jeitos, como purê, bolinho, tortinhas e assim por diante.

Uma receita que ainda não estava no meu repertório de testes era a de Pão de Batata-doce, como eu tinha um generoso estoque aqui em casa, saí em busca procura de uma receita interessante e encontrei essa do blog Come-se. A receita foi testada e aprovada, o pão é fofo, saboroso, uma delícia.

Ingredientes:
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
4 colheres (sopa) de água
1 ovo
1 colher (chá) de sal (rasa)

1 colher (sobremesa) de açúcar
2 xícaras de batata-doce cozida, espremida e fria
1 xícara de leite morno (240 ml)
150 g de farinha de trigo integral (se quiser, use apenas farinha branca)

500 g de farinha de trigo (aproximadamente)
40 g de manteiga sem sal em pequenos cubos
Leite para pincelar e farinha para polvilhar (opcional)
Modo de fazer:
Em um recipiente pequeno coloque o fermento e água e deixe descansando por 5 minutos.
No liquidificador coloque o fermento, o ovo, o sal, o açúcar, o purê de batatas e o leite. Bata até obter um creme espesso e homogêneo.
Coloque essa mistura em uma bacia e comece juntando a farinha integral e depois a farinha branca aos poucos, vá misturando os ingredientes com uma colher de pau. Quando você sentir dificuldade de misturar com a colher de pau comece a sovar a massa com as mãos, adicionando farinha até obter uma massa lisa e que solte das mãos. Nesse momento incorpore os cubos de manteiga à massa e volte a sovar até obter uma mistura homogênea.
Cubra a massa com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora.
Com a massa crescida, coloque-a sobre uma superfície enfarinhada, amasse-a para expulsar o ar e modele os dois pães, acomode-os em uma forma untada e enfarinhada. Leve para crescer novamente.
Antes de levar ao forno pincele os pães com leite, polvilhe farinha e delicadamente faça cortes na superfície do pão. Leve para assar no forno preaquecido, asse em temperatura alta por 10 minutos e abaixe para 180 C, asse por aproximadamente 50 minutos, até que a superfície fique dourada.