Integrais, Pães e Pizzas, Salgadas, Saudáveis

Pão integral de abacate

Eu amo o sabor do abacate e dou muito valor a todas suas propriedades nutricionais, às vezes me incomodo ao ouvir: “mas abacate engorda”. Abacate é sim uma fruta calórica devido ao seu alto teor de gordura, mas não podemos pensar nas calorias isoladamente. A gordura do abacate é uma gordura do bem, diferente das gorduras hidrogenadas presentes nos alimentos industrializados.

Continuando na linha de preparar cada vez mais pães caseiros, evitando o consumo de industrializados eu decidi preparar essa receita usando essa fruta deliciosa. O pão ficou muito gostoso, super macio e o sabor do abacate é imperceptível.

Ingredientes:
10 g de fermento seco (granulado)
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar mascavo

1/2 xícara de leite morno
1 colher (sopa) de manteiga derretida
200 g de abacate
1 ovo
1 e 1/2 de farinha de trigo integral
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça ou gergelim
2 colheres (sopa) de sementes de girassol
Modo de fazer:
Coloque em um recipiente pequeno o fermento, o açúcar e o leite e deixe descansar por 10 minutos.
Se você tem uma batedeira planetária você pode fazer todo o processo de mistura dos ingredientes e sova nela seguindo a ordem citada abaixo. Eu optei por fazer com a batedeira, foi super prático, mas você pode fazer à mão, não tem mistério.
Em uma bacia coloque o abacate e amasse bem com um garfo, adicione o ovo, a manteiga e o sal e misture bem. Acrescente o fermento, os grãos e comece acrescentando a farinha integral e sovando, depois comece a adicionar aos poucos a farinha branca até obter uma massa lisa e que desgrude das mãos.
Cubra a massa com um filme plástico e deixe descansando até dobrar de volume.
Com a massa já crescida coloque-a sobre uma bancada enfarinhada, sove para expulsar o ar e modele dois pães pequenos ou um grande. Acomode em uma forma untada e enfarinhada e deixe crescer por aproximadamente 30 minutos.
Enquanto isso aqueça o forno. 
Leve para assar até que a superfície fique dourada.