Acompanhamentos, Salgadas, Tortas

Escondidinho de moranga e linguiça calabresa

Essa receita é super simples e serve como inspiração, pois muitas vezes achamos que não temos tempo de fazer a nossa própria comida e sem pensar muito acabamos recorrendo a comidas prontas e consideradas práticas. Receitas como essas servem pra provar que uma comida gostosa não requer tanto tempo assim e nenhuma comida pronta consegue reproduzir o verdadeiro gostinho da comida caseira.

Então é só se inspirar e correr para a cozinha. Faça o recheio que você preferir, com carne moída, frango desfiado e até com espinafre, couve e assim por diante.

Escondidinho de moranga e linguiça calabresa 

 Ingredientes:
1/2 abóbora moranga
1/2 cebola em pétalas
Galhos de salsinha
Azeite de oliva (um fio)
Sálvia
Sal
Papel alumínio

Recheio:
250g de linguiça em finas rodelas (usei levemente picante)
2 talos de alho poró em finas rodelas
2 dentes de alho picados
Pimenta

Finalização:
Queijo parmesão ou de sua preferência ralado

Modo de fazer:
Aqueça o forno e enquanto isso descasque e corte a moranga em cubos pequenos, coloque em uma forma com todos os ingredientes. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio por aproximadamente 30 a 40 minutos, ou até que a moranga esteja macia.

Ao retirar do forno descarte os temperos (cebola, salsinha e sálvia). Usando um garfo amasse até obter um purê homogêneo e ajuste o sal.

Enquanto a moranga está assando você pode preparar o recheio. Em uma frigideira coloque a linguiça e com um fio de azeite de oliva (se necessário), doure bem até a linguiça ficar corada, adicione o alho poró e o alho e refogue o suficiente para murchar. Desligue o fogo, adicione pimenta a gosto e se necessário sal, mas lembre que as linguiças já são bem salgadas.

Em uma travessa, ou em recipientes individuais coloque uma camada de moranga, outra de linguiça, finalize com a moranga e polvilhe parmesão. Leve ao forno aquecido para aquecer e integrar os ingredientes até dourar a superfície.