Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Sopas e Cremes

Creme de batata com gorgonzola

A receita de hoje é uma super simples e perfeita para aquecer as frias noites de inverno, pelo menos aqui em Porto Alegre demorou, mas o frio chegou. Essa semana estamos curtindo temperatura de 8ºC a noite, falo curtindo pois eu adoro o inverno.

Esse creme tem um resultado delicioso, o queijo gorgonzola entra como coadjuvante, mas tem uma presença toda especial conferindo um sabor incrível ao creme.

Ingredientes:
4 batatas médias
500 ml de caldo de legumes* (aproximadamente)
50 g de queijo gorgonzola
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
Noz-moscada
Azeite de oliva
Pimenta
Sal

Torradinhas para acompanhar

Modo de fazer:
Cozinhe as batatas descascadas até ficarem macias, mas ainda firmes, escorra, deixe esfriar um pouco e corte em rodelas.

Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite de oliva e a cebola e refogue até ficar transparente, adicione as batatas e o alho, refogue por alguns minutos mexendo e sem deixar grudar. Adicione uma pitada de sal, um pouco de noz-moscada ralada, desligue o fogo e reserve.

Agora no liquidificador, coloque as batatas e um pouco do caldo para começar a bater, vá acrescentando o caldo aos poucos até obter a cremosidade que você deseja.

Com um garfo esfarele o queijo gorgonzola para que fique com pedaços bem pequenos e reserve.

Despeje o creme de batata em uma panela e leve ao fogo para aquecer, assim que estiver bem quente, baixe o fogo no mínimo possível e adicione o gorgonzola mexendo para derreter. Desligue o fogo e sirva quente.

Torradinhas
Preparei torradinhas crocantes por fora e macias por dentro. Cortei pão baguete com fatias grossas e untei com uma mistura de azeite de oliva e tomilho fresco. Levei ao forno bem quente o tempo suficiente para deixar a parte externa douradinha e por dentro macio.

Ficou uma delícia!!!

* Sempre que possível dê preferência para caldos caseiros, assim você evita a ingestão de excessiva de sódio, conservantes e ainda ganha muito sabor.