Acompanhamentos, Chutneys / Geleias, Entradas, Salgadas, Vegetarianas

Chutney de cebola roxa

Cebola é um ingrediente imprescindível na minha cozinha, ainda bem que dentre meus familiares e amigos ninguém torce o nariz pra ela, pois não me imagino preparando muitos pratos salgados sem a queridinha cebola.

Normalmente a cebola é a coadjuvante nos pratos, então hoje eu trago uma receita em que ela é a estrela principal e mostra o quanto esse ingrediente é versátil. O Chutney de Cebola é agridoce, perfeito pra usar em sanduíches e hambúrgueres.

Ingredientes:
2 cebolas roxas grandes
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara de vinagre de maçã
1/2 xícara de vinagre balsâmico
1 xícara de água
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
50 g de uvas-passas
1/2 pimenta dedo de moça
Gengibre, cravo e canela (todos em pó) a gosto
Sal

Modo de fazer:
Corte as cebolas ao meio e fatie finamente. Aqueça uma panela com fundo largo, adicione a manteiga e acebola e refogue até murchar. Acrescente o açúcar e mexa até derreter e começar e começar a caramelizar levemente.

Adicione os vinagres, a água, as uvas-passas e as especiarias em pó, a pimenta bem picada e o sal. Mexa bem e feche a panela, deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos, a cada 5 minutos mexa, se estiver secando rapidamente adicione mais um pouco de água.

Ele estará pronto quando estiver brilhante e com poucos líquidos. Experimente, o resultado deve ser agridoce, se necessário acrescente algum dos temperos ou açúcar para agradar o seu paladar.

Sirva o chutney em sanduíches, hambúrgueres e até para acompanhar carnes e outros pratos.

Eu preparei um sanduíche com baguete, copa, queijo gouda, rúcula, tomate, cream cheese e uma farta camada de chutney.