Acompanhamentos, Salgadas, Tortas, Vegetarianas

Torta salgada de cenoura | Roichen

A receita de hoje é muito especial na minha vida, desde que me conheço por gente lembro da minha mãe fazendo essa torta, que lá na minha casa é chamada de suflê, mas para ser suflê deveria levar claras batidas e ficar com um aspecto aerado… nomes à parte, o que importa é que essa torta é maravilhosa, ela fica densa e muito, mas muito saborosa.

O problema é que essa é daquelas receitas que se faz sem regras, a minha mãe vai colocando os ingredientes no “olhômetro” e a torta sempre fica perfeita. De tanto ver a minha mãe fazer assim, há um tempo eu tentei fazer e não chegou nem aos pés da receita dela. Então dessa vez eu anotei umas dicas de proporções que ela me passou e agora sim, ficou perfeita.

Porém meu teste teve uma etapa bem diferente, eu recebi uma caçarola da Roichen que pode ser usada para assar na boca do fogão e eu quis me arriscar um pouco e testar essa torta na panela. Para comparar dividi a massa entre a panela e uma forma pequena que foi ao forno.

Assei a torta da panela com o fogo bem baixo, nenhum ingrediente grudou no fundo, em questão de minutos as bordas da torta já começaram a assar e a torta ficou pronta em 20 minutos, super rápido. A base ficou com um douradinho super saboroso e uniforme. Ficou simplesmente perfeita.

As duas versões ficaram ótimas e eu adorei essa possibilidade de fazer no fogão, é muito prático e já me deu milhares de ideias. Sem falar na beleza, cozinhar nessa panela é puro charme.

 

 

Torta salgada de cenoura

Ingredientes:
1/2 k de cenoura cozida
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de óleo
2 ovos
1 xícara de leite
1/2 xícara de farinha de rosca
1/2 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
3 colheres (sopa) de queijo ralado
Cebolinha picada a gosto
Salsinha picada a gosto
Pimenta
Sal

Modo de fazer:
Cozinhe a cenoura em a água, escorra e descasque, corte em pequenos cubinhos e coloque em uma tigela grande. Acrescente os ovos ligeiramente batidos, a cebola picada, o óleo, o leite e a farinha de rosca.

Em seguida comece a acrescentar a farinha de trigo aos poucos até obter uma mistura que anida fique cremosa, mais líquida do que pastosa. A quantidade de farinha não é exata pois varia de acordo com o tamanho do ovo, xícara e assim por diante.

Então adicione o queijo ralado a cebolinha, a salsinha o sal e a pimenta moída na hora.

Escolha uma forma que a massa não fique muito alta, eu gosto de deixar com uns 2 cm de massa.

Unte a forma com óleo e despeje a massa. Leve para assar em forno médio até ficar levemente douradinha por cima e firme no centro. Você pode também fazer o teste do palito, ele deve sair limpo.

Panquecas americanas – Nesse post eu falo um pouco sobre a frigideira e outra caçarola da Roichen que recebi e testei aqui na cozinha do Mel e Pimenta, confesso que a cada dia estou mais encantada com a qualidade, praticidade e beleza dos produtos.

Você também pode acessar o site da Roichen para ver todas as opções da marca www.roichen.com.br