Acompanhamentos, Salgadas, Saudáveis, Sem Glúten, Vegetarianas

Polenta cremosa com ragu de funghi

Já faz algum tempo que eu queria preparar uma receita assim, aliando a polenta que é um prato típico italiano que está presente diariamente nas mesas dos descendentes de italianos do Sul do Brasil com cogumelos que conferem uma sofisticação e sabor único a qualquer prato.

A combinação ficou perfeita mesclando o mais simples dos pratos com essa iguaria deliciosa, é uma receita perfeita para aquecer os dias frios que estão chegando, além de ser nutritiva e gostosa.

Para o preparo da polenta usei a minha caçarola amarelinha da Roichen, apesar de já conhecer as singularidades dos produtos deles eu continuo me surpreendendo, a água ferve muito rápido, além disso, a tendência da polenta quando fica por muito tempo cozinhando é dar uma grudadinha, com essa panela nada grudou, a lavagem da panela se torna uma brincadeira.

Confira os produtos e suas características em www.roichen.com.br.

Ingredientes para a polenta:
1 l de água
Farinha de milho fina
1 colher (sopa) de manteiga
Sal

Ingredientes para o ragu:
50 g de funghi
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara de vinho branco seco
1 xícara de água quente
1 colher (sopa) de passata de tomate
1 colher (sopa) de creme de leite
Sal

 

Modo de fazer:
Coloque os funghi de molho por na água morna por aproximadamente 1 hora.

Coloque a água na panela, assim que estiver fervendo comece a polvilhar a farinha em forma de chuva, aos poucos e mexendo sempre para desfazer qualquer grumo, adicione farinha até o ponto desejado, a ideia é obter uma polenta cremosa. Adicione o sal e continue mexendo mantendo o fogo baixo cozinhando por aproximadamente 30 minutos. Quando estiver pronta adicione a manteiga e misture bem.

Enquanto a polenta cozinha escorra os cogumelos e reserve o líquido do cozimento, pique-os grosseiramente e reserve.

Leve ao fogo uma frigideira com a manteiga, assim que derreter adicione a cebola e refogue ate murchar, adicione o alho picado e em seguida os cogumelos, refogue por alguns minutos e quando começar a secar adicione o vinho refogando até evaporar, depois disso adicione metade da água do cozimento e a passata de tomate, coloque uma tampa na frigideira e deixe cozinhar até que os cogumelos fiquem macios, mas ainda al dente. Se necessário continue acrescentando água aos poucos. Assim que estiverem no ponto ajuste o sal, adicione o creme de leite, misture e desligue o fogo.

Monte o prato colocando uma porção de polenta e sobre ela acomode delicadamente os cogumelos e sirva.