Café da Manhã, Doces, Leves, Saudáveis, Sobremesas

Mousse de abacate e iogurte com castanhas crocantes

A receita de hoje é daquelas que servem de salvação na hora que queremos comer um doce sem enfiar o pé na jaca, além de ser saudável é muito gostosa. Na semana passa preparei uma festinha de aniversário em casa para o Juan e tinha várias sobremesas em copinhos e acreditem, essa foi a mais elogiada.

Vale a pena fazer para servir como sobremesa e também para um lanche saudável, super nutritivo e funcional. O iogurte deixa o abacate super levinho e as castanhas entram com a textura crocante e aquele sabor maravilhoso do cacau.

 

 

Mousse:
1 abacate maduro
1 xícara de iogurte natural* (usei caseiro dessa receita aqui)
Açúcar mascavo ou mel a gosto
Suco de limão a gosto

Cobertura:
1/2 xícara de castanhas do brasil
2 colheres (sopa) de mel ou melado
1 colher (chá) de cacau em pó

* Eu usei iogurte caseiro o sabor é menos ácido que os industrializados, por isso coloque o iogurte aos poucos e experimente. deixando de acordo com a preferência do seu paladar.

Modo de fazer:
No liquidificador bata o abacate com o iogurte natural, adicione limão e adoce a gosto. Bata até obter uma mistura lisa e bem homogênea. Despeje o mousse em uma travessa ou em taças individuais e leve para gelar.

Quebre as castanhas grosseiramente, mantendo pedaços graúdos, coloque-as em uma frigideira e aqueça-as um pouco em fogo baixo cuidando para não queimar e nem dourar, para que não fiquem amargas.

Regue o mel, polvilhe o cacau e continue mexendo e até que os ingredientes estejam misturados e as castanhas envoltas pela mistura. Experimente uma castanha ela ficará crocante, mas depois de fria ainda estará mais crocante e a cobertura que as envolve deverá ficar sequinha. Se desejar que fique mais doce adicione mais um fiozinho de mel.

Retire do fogo e deixe esfriar.

Espalhe as castanhas sobre o abacate e sirva em seguida.