Doces, Sobremesas

Cocada cremosa

Preparei a receita de hoje para uma harmonização com vinho, sempre quando pensamos em vinhos a ideia mais óbvia é servir com massas e risotos, mas uma sobremesa bem escolhida harmoniza perfeitamente com um bom vinho.

Recebi do Clube dos Vinhos a seleção do mês de abril que me apresentou a dois vinhos chilenos maravilhosos, o primeiro e escolhido para harmonizar foi o Linea Garage Cabernet Sauvignon 2012, um vinho delicado, com tanino expressivo e o segundo é Alicanto Carmenere Reserva um vinho equilibrado e com taninos harmoniosos.
Escolhi o Línea garage pelos taninos marcantes para contrastar e quebrar a doçura da sobremesa, o resultado muito bom e ajudou a ressaltar os sabores divinos do doce. 
Essa receita é simplesmente um dos melhores doces que já fiz, fica com uma camada super cremosa na parte inferior e por cima uma espessa camada de coco espetacular, pode ser servido com sorvete.
Ingredientes:
400 g de açúcar
150 g de coco em flocos
35 g de manteiga sem sal e mais um pouco para untar
170 g de gemas (cerca de 8)
60 g de farinha de trigo
300 ml de leite

200 ml de água

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Cozinhe sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio fraco (que adere levemente à colher e forma um fio tênue quando é levantada). 

Com a panela ainda no fogo, junte o coco e a manteiga, integre os ingredientes e desligue.
Enquanto isso, peneire as gemas e bata na batedeira, até dobrarem de volume. Adicione aos poucos farinha de trigo e o leite. 
Desligue a batedeira e acrescente a mistura de coco às gemas batidas. Despeje a mistura em um refratário que possa ir ao forno, untado com manteiga e leve ao forno a 180ºC, em banho-maria, por 30 a 40 minutos, até ficar cremosa, sem ressecar. 
Gratine usando o grill do forno ou maçarico.
Sirva com raspas de limão.

Receita do Do Brasil a Gosto

Conheça o Clube dos Vinhos e aproveite para ter a experiência de receber a cada mês, uma dupla de vinhos muito bem selecionados. Confira a promoção especial para os leitores do Mel e Pimenta. 
Regra para uso do Código de desconto Mel e Pimenta
O Clube dos Vinhos oferece R$30,00 em desconto na compra de vinhos em seu e-commerce, o Vinitude, para leitores do blog Mel e Pimenta que se tornarem sócios do Clube dos Vinhos.
Para participar, siga os passos a seguir:
1- Clique neste link e se torne sócio do Clube dos Vinhos
2- Insira o código mel-e-pimenta no momento da assinatura. 
3- Após a conclusão da assinatura, você receberá um e-mail do Clube dos Vinhos com um cupom de desconto para ser usado no Vinitude
4- Esse cupom poderá ser usado em qualquer compra no Vinitude e o benefício é cumulativo aos  outros benefícios que sócios do Clube dos Vinhos têm no Vinitude.


Obs1: Não existe limite de tempo para uso do código oferecido aos leitores do Mel e Pimenta.
Obs2: O cupom enviado por e-mail deve ser usado em uma única compra e possui limite de
tempo de uso de acordo com o e-mail vigente.

Infelizmente chegou a hora de anunciar o fim dessa linda parceria com o clube dos vinhos, esse período de 6 meses de parceria já havia sido estabelecido anteriormente e com certeza foi um trabalho de divulgação bom para ambas as partes. Obrigada pela confiança!!