Salgadas, Tortas, Vegetarianas

Quiche integral de ricota e alho poró | Oh My Beer

Mais um mês se passou e estou aqui pra contar tudo sobre o último kit de cervejas que recebi da Ohmybeer e é claro que vou compartilhar com você a receita que preparei para harmonizar com a selecionada da vez.

As cervejas desse kit estão estão especialmente lindas, cada qual com um rótulo mais legal, pois como designer eu adoro embalagens e rótulos.
Essa seleção veio com a Low Life, produzida nos Estados Unidos e Dinamarca com estilo Pilsen, a Celebrator que é uma cerveja Alemã de Estilo Dopppelbock, Malina feita no Paraná pela cervejaria Wensky Beer com estilo Witbeer com framboesas e por fim Black Vanilla Ipa produzida nos EUA e com estilo Black India Pale Ale.
Confesso que estou cada dia mais encantada com essa possibilidade de conhecer produtos diferentes e de diversos países, rótulos diferentes, sabores cada vez mais inovadores.A escolhida da degustação foi a Low Life, pra ter uma ideia, em 2013 cervejaria Evil Twin foi apontada pelo site Ratebeer como a décima melhor cervejaria do mundo e também a cervejaria mais bem posicionada da Europa.

Para esse momento optei por fazer um quiche saboroso, mas mais leve do que a maioria para harmonizar com essa Pilsen. A combinação deu super certo, a cerveja é espetacular, no primeiro gole tem um amargor marcante que some rapidamente e é substituído por uma sensação de refrescância.

 

Quiche integral de ricota e alho poró

Ingredientes para a massa:
100 g de farinha de trigo integral
100 g de aveia em flocos finos
100 g manteiga gelada em cubinhos
2 colheres (sopa) de água gelada
1 pitada sal
Ingredientes para o recheio:2 xícaras de alho poro em finas rodelas
1 xícara de ricota fresca esfarelada
1/2 xícara de iogurte natural
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
100 g de queijo muçarela em cubos
2 ovos
Sal e pimenta

Modo de fazer:

Em um recipiente misture a farinha integral, a aveia e a manteiga, misture rapidamente até obter uma massa meio parecida com farofa, aos poucos adicione a água gelada até obter uma massa uniforme, firme, mas não quebradiça. Faça uma bola, envolva com filme plástico e leve para a geladeira por 30 minutos.
Depois dos 30 minutos abra massa com um rolo e acomode sobre uma forma de aproximadamente 24 cm ou mini forminhas (4 de 10 cm). Fure o fundo da massa com garfo várias vezes e leve para assar em forno preaquecido em alta temperatura até que comece a ficar douradinha, leva uns 30 minutos.
Retire do forno, deixe esfriando um pouco e enquanto isso prepare o recheio. Refoque o alho poró com um fiozinho de azeite de oliva até murchar, adicione um pouco de sal e reserve.
Em uma tigela misture o iogurte, a ricota, o parmesão, os ovos, acrescente sal e pimenta e mexa bem para integrar os ingredientes.
Agora vamos para a montagem, coloque uma camada de alho poró, despeje o creme de iogurte, e por cima coloque os cubinhos de queijo.
Leve para assar até que o quiche fique com a superfície douradinha.