Doces, Faça em casa, Fermentados, Lanches, Para a lancheira, Saudáveis

Como fazer Iogurte grego caseiro | Saudável e fácil

Vem aprender como fazer iogurte grego caseiro. É muito simples, o preparo do iogurte grego consiste na retirada do soro que se forma após a fermentação, com a remoção do excesso de água é possível extrair um iogurte mais cremoso, consistente e rico em proteínas.

O preparo é fácil, não dá trabalho e não requer grandes habilidades na cozinha, então já temos motivos de sobra pra fazer nosso iogurte em casa e deixar de lado os produtos industrializados.

Para fazer o iogurte grego você vai começar preparando uma receita do iogurte natural caseiro, depois é só colocar para dessorar e em poucas horas você terá um iogurte de qualidade para consumir com frutas, granola e para usar nas suas receitas.

Na hora de comprar o iogurte natural para o preparo da receita, preste atenção na lista de ingredientes, pois é essencial comprar um iogurte natural que tenha apenas dois ingredientes: leite e fermento. Assim, a sua receita v ai funcionar perfeitamente.

O soro extraído dos iogurtes é um líquido valioso, é o famoso whey protein. Então, nada de descartar e líquido. Adicione ele à água do cozimento de arroz, feijão, vegetais. Você pode usar em bolos e no mais maravilhoso dos pães: Pão de soro de leite | Whey Protein. É sério, esse pão é absurdamente fofo e delicioso.

 

 

Como fazer iogurte grego caseiro

Como fazer Iogurte grego caseiro

5.0 from 7 reviews
Como fazer iogurte grego caseiro
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça seu iogurte em casa
Autor:
Categoria: Café da manhã
Cozinha: Saudável
Rende: 1,2l
Palavras-Chave:
Alimentação saudável, Como fazer iogurte grego, Iogurte Grego, Iogurte grego caseiro, receita de iogurte grego,
Ingredientes:
  • 2 l de leite integral ou semidesnatado
  • 1 copo de iogurte natural integral - 170g
Modo de fazer:
  1. Coloque o leite em uma panela e aqueça até ferver, assim que levantar fervura desligue o fogo e deixe descansando até ficar morno.
  2. Para saber se o leite atingiu a temperatura ideal coloque o dedo no leite, se você suportar, sem se queimar por 10 segundos significa que o leite está pronto. Se você tem um termômetro de cozinha, a temperatura ideal é 40°C;
  3. Adicione o iogurte ao leite e misture, coloque a tampa na panela e envolva com uma toalha de mesa para que ele se mantenha nessa temperatura por mais tempo.
  4. Coloque a panela envolta na toalha dentro do forno desligado e deixe lá por 8 a 10 horas.
  5. O tempo vai depender da temperatura ambiente. Para saber se está no ponto verifique a consistência.
  6. O iogurte está pronto, então agora é só retirar o excesso de soro.
  7. Acomode uma peneira sobre uma tigela ou panela, disponha um pano cobrindo toda a peneira e despeje o iogurte natural sobre ele.
  8. Tampe e leve para a geladeira por 4 horas ou até atingir a cremosidade desejada.
  9. Após esse tempo você terá o soro no fundo do recipiente e na peneira um iogurte cremoso e bem consistente.
  10. Retire da peneira, coloque em um pote fechado e guarde na geladeira por até 10 dias
Notas:
Para a extração dos líquidos você vai precisar de uma peneira grande ou escorredor de massas, um pano de prato de algodão novinho e e bem limpo (lavado sem amaciante e sabão em pó) e uma tigela ou panela funda.
 

Iogurte grego Baixa 1

Dicas para manter a temperatura e ajudar na fermentação do iogurte:

Em dias mais frios, a fermentação pode ser mais lenta. Então, confira algumas dicas. A boa fermentação depende de ingredientes de qualidade e um ambiente propício para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no iogurte: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus

  • Você tem uma bolsa térmica para água quente? Coloque água quase fervendo na bolsa e coloque-a dentro do forno, microondas ou armário que você deixará o seu iogurte descansando.
  • Você tem uma caixa de isopor grande? Coloque o recipiente envolvido na toalha dentro da caixa de isopor fechada, isso ajudará a manter a temperatura.
  • Você tem uma boa garrafa térmica sem odores  (que não seja usada café)? Coloque o leite com o iogurte dentro dela e guarde em um armário. Ela manterá a temperatura e ajudará no processo.
  • Se você não tem nenhuma dessas opções, pode fazer apenas deixando no armário e envolvida por uma toalha grande, para ajudar a manter a temperatura. Vai dar certo mesmo assim.

Como fazer Iogurte grego caseiro

 

 

Gostou de aprender a fazer iogurte grego? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Iogurte grego 2

Iogurte grego

 

 

 

26 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: